Notícias
Preservação da Língua Alemã.(Ouça Entrevista)
17 de agosto de 2010
Preservação da Língua Alemã.
A preservação da cultura alemã, através do idioma, Batenza, falado na região de Baden Alemanha, de onde os imigrantes vieram para Guabiruba, é uma preocupação constante para todos .
A aluna de Letras, Keity Link Sensert, está aprofundando a língua alemã falada em Guabiruba, e visita as escolas para verificar o grau de interesse pelo dialeto alemão.
"A língua alemã não pode deixar de ser falada, e as escolas são fundamentais para incentivar as pessoas, desde cedo, a não perderem o valor do dialeto alemão", diz o diretor de cultura Sidinei Baron.
Ele, mais uma vez reforça esta temática e explica o trabalho da estudante de letras que escolheu Guabiruba para desenvolver o seu projeto. "Este ano ela visitará as escolas e nos próximos estará executando as aulas nas escolas".
A língua alemã, é uma preocupação não só nas escolas de Guabiruba, mas nos grupos de idosos. No bairro Aimoré, Grupo de Idosos da Paz, está fotogrando e registrando as letras das músicas alemãs, para que este valor, tipicamente guabirubense, não se perca na história.
O objetivo é não só fazer as pessas idosas falarem o idioma alemão, mas criar nas crianças o interesse cultural quando se falar a língua que chegou em Guabiruba através dos nossos descendentes.
No dia 16 de Agosto, a professora foi apresentada ao prefeito Orides Kormann e a Secretária da Educação de Guabiruba, professora Iracema Conceição Becker.