Notícias
PRÉ-ESCOLAR = O MUNDO MARAVILHOSO DA CRIANÇA
7 de julho de 2010
“O MUNDO MARAVILHOSO DA CRIANÇA”
Sabemos que os alunos do pré-escolar são pequenos, contudo ocupam um espaço enorme em nossos pensamentos e GUABIRUBA desenvolve um trabalho de atendimento para esta faixa etária ancorado na PEDAGOGIA DE PROJETOS, sendo que este trabalho foi observado e reconhecido pelo Município de MAJOR GERCINO e no dia 05 de julho a Secretaria Municipal da Educação de Guabiruba, através da Diretoria da Educação, capacitou os professores desse município.
Ao deixar a família, seja em qual for a idade, a criança necessita de um ambiente escolar acolhedor, que lhe permita interagir e compartilhar; que lhe incentive e estimule, afim de que seu desenvolvimento seja pleno e que adquira competências essenciais à continuidade de sua vida escolar.
Despertar o interesse da criança, respeitando suas limitações, suas características físicas, afetivas, emocionais, sociais e cognitivas são atribuições do professor. É na educação infantil que a criança precisa ser incentivada e ter vontade em aprender; é o tempo de descobrir, brincar, criar, recriar, imaginar e, com certeza, este tempo não deve ser atropelado.
É o tempo em que a criança precisa sentir que o amor da família não será substituído, mas somado ao amor do professor e colegas da escola.
Oportunizar essas vivências auxilia as crianças a serem mais independentes em relação ao adulto. Quando a ênfase do planejamento pedagógico se centraliza na participação ativa da criança é necessário pensar que o tempo dela é diferente do tempo do adulto.
Planejar ações pedagógicas possibilita ao educador uma direção acerca de seus objetivos, bem como, oferece as crianças múltiplas vivências para perceberem a realidade social e suas contradições.
Sendo assim, o planejamento da ação pedagógica engloba, no dia a dia, brincadeiras, interações, linguagens, momentos diferenciados, jogos imitativos, jogos motores, faz-de-conta , manipulação de diferentes materiais, etc...
São importantes ainda os momentos de contato com livros, histórias, músicas e espaços diversos. Os momentos de interação com adultos e crianças da mesma faixa etária e outras, proporcionam experiências variadas estimulando a criação, a experimentação e a imaginação.
Profª. Deize Inês Nasguewitz Diretora Municipal da Educação