EDUCADORAS DE GUABIRUBA PARTICIPAM DE SEMINÁRIOS DE EDUCAÇÃO EM FLORIANÓPOLIS

5 de julho de 2010

Notícias

         Nos dias 28 e 29 de junho, as diretoras Vera Kormann, Vilma Riffel, Eliane Kohler e a coordenadora pedagógica Carmen Regina Ebele participaram do III Seminário de Educação Básica e do XIX Seminário de Orientadores Educacionais de Santa Catarina, realizados na Assembléia Legislativa, em Florianópolis.  

 

 

           Com o tema Educador do Século XXI – Nova Visão – Nova Postura, os seminários tiveram como objetivo principal proporcionar aos Orientadores Educacionais e demais profissionais da Educação Básica momentos para refletir e rever visões, posturas e ações enquanto educadores do século XXI.     

 

 

 

 

        O evento contou com a participação de professores de renome, tais como o Professor e Orientador Educacional Hamilton Werneck, Professora Rosângela Machado, Professora Luciléia Lopes e Dra. Carla Bressan. Alguns dos temas abordados nas palestras foram a ética, a relação do ensino regular com o atendimento educacional especializado, a cidadania, como também a violência e a exploração sexual de crianças.   

 

 

          Durante os seminários, alguns palestrantes compartilharam relatos de experiências referentes à relação entre o ensino regular e o atendimento educacional especializado. Além disso, foram oportunizados momentos para questionamentos e sugestões sobre o trabalho educacional e de inclusão nos municípios e suas escolas. 

 

 

 

         As professoras participantes de Guabiruba avaliaram os seminários como expressivamente positivos para a construção de uma escola mais ética e compromissada com a educação.

 

 

 

         Enfatizaram, principalmente, a postura ética do professor no fazer pedagógico, assim como a aprendizagem que acontece na diversidade e na interação do aluno com o outro, desenvolvendo, dessa forma, conhecimentos, habilidades e atitudes. “O professor precisa trabalhar com ética.Para isso é necessário fazer constantemente uma avaliação dos métodos de ensino que adota, da sua própria prática e não só do aluno. Isso é ético”.                                                                

 

 

Professora Carmen Regina Ebele

leia também