Para aprender é preciso Ouvir- Projeto Inédito em Guabiruba

11 de maio de 2010

Notícias

Para Aprender é Preciso Ouvir

 

            No dia 07 de maio iniciou o projeto preventivo “Para Aprender é Preciso Ouvir”, proporcionado pela Secretaria Municipal de Educação para todas as crianças de 1ª e 2ª séries das escolas municipais.

 

            O projeto surgiu a partir da preocupação da Secretaria de Educação em identificar futuros obstáculos que possam interferir no processo de ensino aprendizagem.

 

            Com isso, o trabalho priorizou a realização da Triagem Auditiva nos escolares, sendo uma breve avaliação auditiva nas crianças que aparentemente não possuem dificuldade auditiva, mas que possam ser  identificadas.

            O projeto será executado pelo programa AEAE- Atendimento Educacional Alternativo e Especializado, no CRAS (Centro de Referência e Assistência Social) da Guabiruba Sul, sob a responsabilidade da fonoaudióloga Cristiane Monestel que afirma “tratar-se de um trabalho inovador, graças a sensibilidade da Secretaria de Educação que preocupa-se com práticas de prevenção para as dificuldades de aprendizagem”.

            A fonoaudióloga coloca ainda que “a dificuldade auditiva nos escolares passa despercebida e muitas vezes a criança é "reconhecida" de desatenta, hiperativa, entre outras. Isto acontece porque a dificuldade auditiva é imperceptível, a criança não relata que não escuta e em muitas ocasiões não sente dor. Por isso a grande importância de realizar a triagem auditiva nas crianças principalmente em fase de alfabetização”.

 

            A equipe do AEAE realmente acredita que o quanto antes identificar a dificuldade auditiva, melhor serão  as condições de reabilitação e assim continuar ao tempo tão importante de desenvolvimento da criança, a infância, ressaltando a linguagem oral e escrita.

FONE PARA CONTATO 3351  7645- Cristiane Monestel

leia também