Notícias
Da Matéria Prima, à Moda Pronta
25 de março de 2010
Da Matéria Prima, à Moda Pronta
Paulo Schaeffer, Secretário de Turismo de Desenvolvimento Econômico de Guabiruba, lembra que a cidade está no circuito da moda. "Tem indústrias para fabricar a roupa, estilistas para criar estilos e gente bonita ( modelos) para mostrar que aqui tambem se dita moda"
A participação de Guabiruba no primeiro Salão de Turismo no CentroSUL , no dia 24, esteve voltada ao enfoque da atualidade que vive o município. Segundo dados da própria Prefeitura, desde os seus primeiros anos, Guabiruba tem as características de uma economia voltada para produção do fio.Um progresso que não pára por aí. Hoje, perto de 470 empresas - tecelagem, confecção, fabricação, comércio, costura,- pequenas e grandes), vão além de tecer fios. "Da matéria prima à moda pronta", resume o Secretário de Turismo Paulo Schaeffer. Uma viagem que vai desde a produção do fio, tecido e da própria roupa, com um olhar ( look) diferente para cada temporada. A criação de novos looks conta com a participação dos estilistas guabirubenses ( que podem chegar perto de 70) que estão se qualificando para criação de modelos da moda infantil, jovem e adulto. "O que antes era apenas o fio, hoje nossa cidade produz moda ", diz o Secretário.
A produção em geral do mercado têxtil, fio, tecido, roupa, chega a 4 mil toneladas que são projetadas para economia estadual, nacional e até internacional. Parte dela exportada para países do Mercosul. “O mais importante é que nossa cidade está se tornando referência da moda no Brasil”.O Secretário Paulo Schaffer mostrou no evento, no dia 24, um vídeo da cidade onde constam imagens do primeiro desfile de moda que aconteceu em 2009, realizado em parceria com o Senai - Na ocasião, foram apresentadas empresas do município que criam a moda verdadeiramente guabirubense. Dentre elas Linha Leve, Kaliska Têxtil, Mac Jô Confecções e Camisaria Milani. " A moda criado no município no manequim de modelos guabirubenses", destaca o Secretário.
A empresa Natural Island localizada no bairro Lageado Baixo que tem o nome forte em todo o Brasil, assim como a maioria delas , há poucos meses uma criação da estilista Marciane Kohler Celva da empresa se tornou um dos destaques das novelas Rede Globo de Televisão ( Cama de Gato e Malhação) - 16 anos de empresa - cria por coleção, geralmente quatro coleções anuais, verão, alto verão e o inverno.
Para ela, hoje o estilista é a peça fundamental. "Criação de Idéias e um novo olhar sobre a moda, que tem que ter um apelo diferente a cada dia", diz Kohler
O Secretário de Turismo aposta nesta força que deverá ser canalizada a partir de eventos que serão realizados em Guabiruba, como o segundo desfile de moda com data ainda não definida, com a moda produzida na cidade. “Aliar o município com aquilo que vai para o Brasil, a capacidade de criar é muito grande, o mercado é atual e enorme e a nossa cidade está inserida neste contexto”, lembra o Secretário.
A privilegiada localização do município – região de Brusque Blumenau, além de 70% dos moradores trabalharem nas indústrias da cidade, faz gerar a força do empreendedorismo que vai desde a fabricação do fio até as atuais roupas que veste jovens, adultos e crianças. A rapidez com que se tecia os primeiros tecidos desde a sua fundação em 1962, quando ainda muitos trabalhavam na cidade sede Brusque, é a mesma com que nascem as grandes idéias da moda da região. “Antes quase todos iam à Brusque trabalhar nas fábricas, hoje quase 90% tem seu emprego garantido nas empresas guabirubenses que vão desde metalurgia e têxteis”, finaliza o Secretário de Turismo Paulo Schaeffer. Do Tecelão ao Estilista A história da cidade é marcada pelo trabalho do tecelão. Desde a fundação, de 5 famílias, 4 tinham seus filhos, além do pai e as vezes a mãe, trabalhando em tecelagens. O trabalho em casa era da roça, mas iam à fábrica e trabalhavam muito. O algodão chegava em Guabiruba e se tornava fio e depois o tecido já ia embora para outras cidades transformarem em roupas. Mas outra grande figura começa a surgir. Aquele que vai fazer do trabalho do tecelão a grande idéia. “Transformar trabalho em idéia e gerar modelos atuais”, finaliza o Secretário. Estilista é aquele que dita moda e cria coleções de roupas e acessórios, exercendo forte influência sobre a maneira como as pessoas se vestem. E ser estilista, não é apenas ser desenhista de moda, e sim criar um vestuário adequado a cada tipo de pessoa, conhecido como público alvo.Além de criatividade, esse profissional precisa ter uma visão global do mundo, com conhecimentos de sociologia, modelagem, desenho e história do vestuário.