Notícias
Secretaria da Saúde de Guabiruba começa a realizar exames de ultrassonografia a partir desta quarta-feira, 24
22 de março de 2010
O dia 24 de março de 2010 será um marco para a saúde dos guabirubenses. Quem necessitar de uma ultrassonografia não precisa mais ir à Brusque. Nas novas dependências na Unidade de Saúde Central já está instalado o aparelho de ultrassom que vai atender, através do médico Mickael José Abu Farah, mais de 160 pessoas ao mês gratuitamente , segundo a Secretária da Saúde Valquíria Kohler.
A ultrassonografia (ou ecografia) é um método diagnóstico que aproveita o eco produzido pelo som para ver em tempo real as reflexões produzidas pelas estruturas e órgãos do organismo. Os aparelhos de ultrassom em geral utilizam uma frequência variada dependendo do tipo de transdutor, desde 2 até 14 MHz, emitindo através de uma fonte de cristal piezoelétrico que fica em contato com a pele e recebendo os ecos gerados, que são interpretados através da computação gráfica. Quanto maior a frequência maior a resolução obtida. Conforme a densidade e composição das estruturas a atenuação e mudança de fase dos sinais emitidos varia, sendo possível a tradução em uma escala de cinza, que formará a imagem dos órgãos internos.A ultrassonografia permite também, através do efeito doppler, se conhecer o sentido e a velocidade de fluxos sanguíneos. Por não utilizar radiação ionizante, como na radiografia e na tomografia computadorizada, é um método inócuo, ideal para avaliar gestantes e mulheres em idade procriativa. A ultrassonografia é um dos métodos de diagnóstico por imagem mais versáteis e ubíquos, de aplicação relativamente simples .
A partir dos ultimos vinte anos do século XX, o desenvolvimento tecnológico transformou esse método em um instrumento poderoso de investigação médica dirigida, exigindo treinamento constante dos profissionais e uma conduta participativa do usuário.
Em Guabiruba o aparelho vai fornecer ultrassografia de abdômem total, obstétrica, rins, vias urinárias, tireóide entre outros. O médico irá atender todas as quartas-feiras. O agendamento de consultas será feito através da funcionária da secretaria Agelina Kohler.
Anteriormente os guabirubenses gastavam em torno de 100,00 em clínicas particulares,dependendo do ultrassom realizado. " Agora, além de ser gratuito, não precisa sair da cidade", finaliza a Secretária