Salete, Flávia e Bety participam de curso na AMMVI

17 de fevereiro de 2010

Notícias

Dirigentes de recursos humanos recebem orientações em reunião da AMMVI

da Prefeitura de Guabiruba participaram as funcionárias Bety, Flávia e Salete

Contribuição sindical, revisão geral anual, novos prejulgados do Tribunal de Contas e folha de pagamento foram alguns dos assuntos tratados na reunião do Colegiado de Recursos Humanos da AMMVI, na manhã desta sexta-feira (12). Este foi o primeiro encontro do ano, cujas reuniões ocorrem mensalmente e são abertas aos agentes da administração pública direta e indireta.

Na ocasião, os participantes foram orientados sobre o aumento na contribuição social por conta da classificação do Fator Acidentário de Prevenção (FAP), o qual acarreta um aumento significativo na despesa das administrações públicas.

O assessor jurídico da AMMVI e coordenador do Colegiado, Luiz Claudio Kades, explica que este aumento é inconstitucional, uma vez que o FAP, em vigor desde 2007, foi promulgado por meio de decreto. “O aumento de tributo deve ocorrer por meio de Lei, e não decreto. Por isso que denota ilegalidade neste caso do FAP” complementa.

Segundo Kades, a assessoria jurídica da AMMVI se coloca à disposição dos municípios para entrar com ações judiciais contra a Fazenda Federal em relação à classificação do grau de risco de acidente de trabalho na administração pública, bem como para afastar a aplicação do FAP.

A pauta incluiu ainda assuntos relacionados à contribuição sindical, tais como obrigatoriedade de desconto, exceções ao desconto compulsório, prazo de recolhimento, obrigações acessórias e modelo de requerimentos.

Participaram da reunião representantes dos municípios de Apiúna, Ascurra, Benedito Novo, Blumenau, Botuverá, Brusque, Gaspar, Guabiruba, Pomerode e Timbó.


leia também