Prefeitura e Sebrae pretendem otimizar compras públicas

4 de dezembro de 2017

Notícias Planejamento Urbano e Infraestrutura

Aumentar a participação das pequenas empresas nas compras públicas é uma das metas do município de Guabiruba e que está sendo executada pelo Cidade Empreendedora, programa executado entre a administração e em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Santa Catarina (SEBRAE/SC).

 

Até final de 2018, o programa  proporcionará uma série de discussões sobre temas importantes para o desenvolvimento econômico e social, sendo que uma delas se refere às compras governamentais.

 

Representantes do município e do SEBRAE realizaram as primeiras reuniões para identificar como o processo acontece atualmente e quais questões podem ser otimizadas. O objetivo é compreender as compras públicas como um mecanismo capaz de impulsionar a economia local,  entender todas as alterações e novidades na legislação e nos procedimentos para incorporar na prática os procedimentos necessários para a aplicação plena da Lei Complementar 123/2006 e suas alterações. Também, criar mecanismos que atraiam os empreendedores da própria cidade, a participarem cada vez mais das licitações, fazendo com que os recursos financeiros continuem na cidade.

 

Dentro da programação prevista para esta temática, o SEBRAE apoiará o município na realização de um plano anual de compras, acompanhamento dos processos licitatórios e ao fomento à agricultura familiar como fornecedora em potencial. Haverá ainda a capacitação da equipe responsável por ações voltadas às compras governamentais.

 

“Incentivar o protagonismo dos micro e pequenos negócios nas licitações públicas é valorizar o empreendedor local, ao mesmo tempo em que fomenta a economia do município”, ressalta Alcides Sgrott Filho, coordenador regional do SEBRAE/SC.

 

O prefeito Matias Kohler, ressalta a importância das empresas, estabelecimentos comerciais e prestadores de serviços se adaptarem à legislação e participarem dos processos licitatórios. “É importante estar apto para prestar serviços ou vender produtos para órgãos públicos e acompanhar os processos licitatórios que são realizados”, pontua.

 

A divulgação da abertura dos processos licitatórios é feita em jornais impressos da região, bem como disponível aqui no site no banner licitações.

leia também