Prefeitura e Sebrae pretendem otimizar compras públicas

4 de dezembro de 2017

Administração e Finanças Agricultura Anexo XII - Demonstrativo das Despesas com Saúde APAE - Escola de Educação Especial Professor Arthur Wippel Assessoria Cultural Biblioteca Pública Municipal Prefeito Henrique Dirschnabel Cadastro Único para Programas Sociais Controladoria Geral do Município Coordenadoria de Programa de Saúde Coordenadoria de Programação Pactuada Integrada Coordenadoria Municipal de Convênios Coordenadoria Municipal de Trânsito e Transporte Diretoria de Compras e Licitações Diretoria de Escola Diretoria de Iluminação Púbica Diretoria de Manutenção Diretoria de Meio Ambiente Diretoria de Obras Diretoria de Projetos Diretoria de Recursos Humanos Diretoria de Tecnologia e Informação Diretoria de Urbanismo e Infraestrutura educação Fundação Cultural Gabinete Meio Ambiente Notícias Obras e Serviços Públicos Planejamento Urbano e Infraestrutura Procuradoria-Geral

Aumentar a participação das pequenas empresas nas compras públicas é uma das metas do município de Guabiruba e que está sendo executada pelo Cidade Empreendedora, programa executado entre a administração e em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Santa Catarina (SEBRAE/SC).

 

Até final de 2018, o programa  proporcionará uma série de discussões sobre temas importantes para o desenvolvimento econômico e social, sendo que uma delas se refere às compras governamentais.

 

Representantes do município e do SEBRAE realizaram as primeiras reuniões para identificar como o processo acontece atualmente e quais questões podem ser otimizadas. O objetivo é compreender as compras públicas como um mecanismo capaz de impulsionar a economia local,  entender todas as alterações e novidades na legislação e nos procedimentos para incorporar na prática os procedimentos necessários para a aplicação plena da Lei Complementar 123/2006 e suas alterações. Também, criar mecanismos que atraiam os empreendedores da própria cidade, a participarem cada vez mais das licitações, fazendo com que os recursos financeiros continuem na cidade.

 

Dentro da programação prevista para esta temática, o SEBRAE apoiará o município na realização de um plano anual de compras, acompanhamento dos processos licitatórios e ao fomento à agricultura familiar como fornecedora em potencial. Haverá ainda a capacitação da equipe responsável por ações voltadas às compras governamentais.

 

“Incentivar o protagonismo dos micro e pequenos negócios nas licitações públicas é valorizar o empreendedor local, ao mesmo tempo em que fomenta a economia do município”, ressalta Alcides Sgrott Filho, coordenador regional do SEBRAE/SC.

 

O prefeito Matias Kohler, ressalta a importância das empresas, estabelecimentos comerciais e prestadores de serviços se adaptarem à legislação e participarem dos processos licitatórios. “É importante estar apto para prestar serviços ou vender produtos para órgãos públicos e acompanhar os processos licitatórios que são realizados”, pontua.

 

A divulgação da abertura dos processos licitatórios é feita em jornais impressos da região, bem como disponível aqui no site no banner licitações.

leia também