Projeto Comunidade Segura

20 de outubro de 2009

Notícias

            No Brasil, a Defesa Civil adota a configuração de um sistema, organizado a partir da esfera federal (Sistema Nacional de Defesa Civil – SINDEC), através de Secretaria Nacional de Defesa Civil, desdobrando-se no nível estadual (Sistema Estadual de Defesa Civil – SIEDEC) através das Coordenadorias Estaduais de Defesa Civil e com as ações desenvolvidas no nível municipal por meio das Coordenadorias Municipais de Defesa Civil (COMDEC) e dos Núcleos de Defesa Civil (NUDEC).

 

              O principal foco de atuação da Defesa Civil na administração de desastres é justamente a minimização de desastres,  redução das conseqüências decorrentes dos eventos adversos, seja evitando que eles aconteçam, seja diminuindo a sua intensidade ou mesmo aumentando a capacidade das comunidades para responder quando da sua ocorrência. A Política Nacional de Defesa Civil atribui uma grande importância ao funcionamento de todos os níveis do sistema, mas enfatiza a importância da organização e atuação das COMDECs, como fator fundamental para as ações de Defesa Civil.

 

 

 

 

                Para atingir o objetivo, a Defesa Civil atua em quatro diferentes fases, denominadas fases da administração de desastres: Prevenção, Preparação, Resposta,  Reconstrução. Nesse contexto, o presente projeto objetiva delinear o diagnóstico da situação atual do município quanto a vulnerabilidade do meio frente a ocorrência de desastres, apresentando subsídios precisos, reais e palpáveis para a adoção de medidas, com o intuito de reduzir o grau de risco apresentado, eliminando a ocorrência de danos ou minimizando os prejuízos por eles causados. A história nos mostra que o município de Guabiruba já foi severamente atingido por desastres naturais, como enchentes, inundações e deslizamentos, acarretando com isso diversas vítimas, bem como prejuízos de grande monta, requerendo providências urgentes para o levantamento do diagnóstico atual da situação de risco, buscando prevenir a ocorrência de resultados dessa magnitude.

 

 

 

                Nesta direção, o Projeto Comunidade Segura: Prefeitura, Corpo de Bombeiros Militar e Defesa Civil de Guabiruba, surgiu por anseios e desafios que a sociedade nos exige. Iniciativas desta ordem possibilitam aos acadêmicos beneficiados ou não com a bolsa de estudo do artigo 170 da Constituição Estadual a oportunidade de prestar serviços à comunidade local, bem como buscar subsídios para uma formação que contemple o conhecimento da realidade e a sensibilidade aos problemas de seu entorno. Os resultados iniciais permitem perceber que o levantamento dos pontos de riscos e condições gerais de segurança das moradias, vai permitir ao poder público junto com a comunidade elaborar estratégias que reduzam os danos ao patrimônio e principalmente salvaguardando a vida humana. O referido projeto será  financiado com recursos da Prefeitura Municipal, Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (Pelotão  de Guabiruba) e Comissão Municipal de Defesa Civil de Guabiruba (COMDEC).

 

             A primeira reunião aconteceu no ultimo sábado dia 17 no salão nobre da prefeitura, momento em que palestraram a Secretaria Educação, cultura e esporte, Iracema C. Conceição Becker e o Comandante do Corpo de Bombeiros Militar de Guabiruba, Sargento Vanderlei Ari dos santos, para 41 acadêmicos, os quais que após  treinados pelo Corpo de Bombeiros atuarão no mapeamento dos locais de riscos no município.

 

              Para o Coordenador municipal de defesa civil, Jaime Nuss, os acadêmicos atuarão num primeiro momento no mapeamento dos 60 locais (ruas, encostas, bairros) que foram atingidos pelos deslizamentos de terra e enxurradas o ano passado, alem de todas as residências ribeirinhas do município, sempre na companhia dos Agentes de Defesa Civil e de integrantes do Corpo de Bombeiros.  O treinamento dos acadêmicos será no próximo sábado dia 24 e a comunidade em geral esta convidada a participar.

    

VANDERLEI ARI DOS SANTOS – 2º Sgt BM

Comandante Corpo de Bombeiros de Guabiruba

 

Navegue com segurança com o Novo Internet Explorer 8. Baixe agora, é gratis!


-------------------------------------------------------------------
Esta mensagem foi verificada pelo sistema de anti-virus da
Prefeitura de Guabiruba e acredita-se estar livre de perigo.

leia também