Notícias
ALERTA METEOROLOGICO
16 de setembro de 2009
ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA EXECUTIVA DA JUSTIÇA E CIDADANIA DEPARTAMENTO ESTADUAL DE DEFESA CIVIL CENTRO DE OPERAÇÕES DE DEFESA CIVIL |
|
ALERTA METEOROLOGICO
Pancadas de chuva nesta quarta do Oeste ao Planalto catarinense e em todo Estado na quinta-feira
Nesta quarta-feira (16), um sistema de baixa pressão mantém o tempo encoberto com pancadas de chuva no Oeste e Meio-oeste catarinense, com risco de temporal e granizo especialmente no período da tarde, quando a chuva também chega ao Litoral Sul e ao Planalto catarinense.
Na quinta-feira (17), o tempo permanece instável com chuva por alguns momentos no início do dia do Oeste ao Litoral Sul e, durante a tarde, a instabilidade se intensifica com risco de temporais para todas as regiões catarinenses. Na sexta-feira (18), uma nova frente fria, associada a um sistema de baixa pressão, se forma no RS e passa por SC provocando chuva com risco de temporal, descarga elétrica, queda de granizo e vento moderado a forte na madrugada e manhã do Oeste ao Sul e no decorrer da tarde nas outras áreas do estado.
No final da sexta-feira o sistema se afasta para o mar e a sistema de baixa pressão se intensifica na costa do Uruguai e sul do RS dando origem a um Ciclone extratropical, com ventos fortes entre 50 e 70km/h no sul de SC, podendo superar este valor na região oceânica, deixando o mar muito agitado.
Atenção especial Os últimos dois meses foram com chuvas frequentes e acima da média, padrão que se mantém nas primeiras semanas de setembro, mantendo o solo encharcado e extremamente vulnerável às chuvas mais significativas que podem ocorrer neste e nos próximos meses, levando a deslizamentos em SC, em especial no Litoral e Vale do Itajaí.
As pessoas devem observar ainda qualquer movimento de terra ou rochas próximas as suas residências e inclinação de postes e árvores. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal ou o Corpo de Bombeiros.
Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares seguros, com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências; fechar janelas e portas; e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos.
Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão para qualquer necessidade. O telefone para contato é o (48) 3244-0600.
Florianópolis, 16 de setembro de 2009.
Sub Ten BM Irineu
Chefe Operações CODEC/DEDC
(48) 8843-3690 ou 4009-9816
www.defesacivil.sc.gov.br