Audiência Pública vai avaliar Plano Municipal de Educação

22 de novembro de 2017

Administração e Finanças Agricultura Anexo XII - Demonstrativo das Despesas com Saúde APAE - Escola de Educação Especial Professor Arthur Wippel Assessoria Cultural Biblioteca Pública Municipal Prefeito Henrique Dirschnabel Cadastro Único para Programas Sociais Controladoria Geral do Município Coordenadoria de Programa de Saúde Coordenadoria de Programação Pactuada Integrada Coordenadoria Municipal de Convênios Coordenadoria Municipal de Trânsito e Transporte Diretoria de Iluminação Púbica Diretoria de Manutenção Diretoria de Meio Ambiente Diretoria de Obras Diretoria de Projetos Diretoria de Urbanismo e Infraestrutura educação Fundação Cultural Gabinete Meio Ambiente Notícias Planejamento Urbano e Infraestrutura Procuradoria-Geral

Uma audiência pública será realizada no dia 30 de novembro na Câmara Municipal de Vereadores de Guabiruba, às 19h, para avaliar o Plano Municipal de Educação (PME), aprovado e transformado em 2015 na Lei n° 1.512. O documento possui 20 metas e 208 estratégias para serem implantadas até 2025 e, embora monitorado anualmente, passa por avaliação e audiência pública a cada dois anos.  

 

Conforme o professor da Secretaria de Educação de Guabiruba, Kelwyn Pfleger, em meados deste mês iniciou o processo de avaliação do Plano Municipal de Educação. “As análises obtidas a partir desta avaliação serão debatidas na audiência. Depois, o documento segue para chancela do prefeito e retorna para a Câmara Municipal de Vereadores para sua aprovação final”, explica.

 

O PME engloba o sistema de ensino, a formação de professores e valorização do magistério, o financiamento e gestão, visando a melhoria na qualidade da educação e é obrigatório, conforme determina a Constituição Federal.

 

A secretária de Educação, Edna Maria da Silva Jasper, lembra que Guabiruba desenvolveu o documento em parceria com entidades civis e governamentais e que o plano foi implantado em todos os municípios até junho de 2015. “Estamos construindo um Plano Municipal de Educação democrático e participativo, além de expressar a realidade educacional de nossa cidade”, observa.

 

O PME  tem como documento orientador o Plano Nacional da Educação (PNE), formado por 20 metas e 254 estratégias, aprovado pela Lei n° 13.005 de 25 de junho de 2014.

 

leia também