Projetos Sociais são incentivados pelo FIA

16 de novembro de 2017

Assessoria Cultural Biblioteca Pública Municipal Prefeito Henrique Dirschnabel Cadastro Único para Programas Sociais Controladoria Geral do Município Coordenadoria de Programa de Saúde Coordenadoria de Programação Pactuada Integrada Coordenadoria Municipal de Convênios Coordenadoria Municipal de Trânsito e Transporte Diretoria de Iluminação Púbica Diretoria de Meio Ambiente Diretoria de Projetos Diretoria de Urbanismo e Infraestrutura Notícias Procuradoria-Geral

Cerca de 200 crianças são atendidas atualmente por projetos financiados pelo Fundo da Infância e Adolescência (FIA) em Guabiruba. Atualmente cinco projetos são apoiados por recursos oriundos desse incentivo, três são ligados ao esporte e tem subsidiado distintas atividades para muitos jovens guabirubenses, conforme comenta a secretária de Esportes, Lazer e Assuntos para a Juventude do município, Marcia Hochsprung Watanabe. "A destinação destes recursos do FIA para o esporte tem sido de extrema importância para subsidiar os custos de algumas modalidades, principalmente por meio da compra de materiais para as atividades", comenta.

 

Somente a Sociedade Esportiva Tarumã atende 80 famílias entre crianças e jovens com o projeto Esporte e Cidadania. A Associação Guabirubense de Karatê ensina a modalidade para 100 crianças e adolescentes entre 6 e 17 anos. A Abel Voleibol Feminino, equipe de Brusque, passou a oferecer este ano aulas com profissionais para cerca de 100 crianças guabirubenses no Ginásio Municipal. "São projetos que têm um envolvimento muito grande da comunidade. Por isso a importância da destinação destes valores para as entidades via o Fundo da Assistência", comenta.

 

Os projetos têm duração de seis meses e encerram em dezembro deste ano, mas o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente pretende lançar o próximo edital para as instituições que quiserem obter o financiamento logo no início do ano. A intenção é não criar uma inércia até a retomada das atividades. As Instituições que querem participar devem submeter seus projetos em conformidade com o próximo edital e serem aprovadas.

 

Os recursos do FIA partem de doações de empresas a partir da dedução de 1% do imposto de renda. Pessoas físicas que optem pelo modelo completo da declaração podem doar até 6%. Todo o dinheiro arrecadado é gerenciado pelo Conselho Municipal da Criança e do Adolescente.

leia também