Alunos tiram dúvidas sobre Plano Diretor

14 de novembro de 2017

Administração e Finanças Agricultura Anexo XII - Demonstrativo das Despesas com Saúde APAE - Escola de Educação Especial Professor Arthur Wippel Assessoria Cultural Biblioteca Pública Municipal Prefeito Henrique Dirschnabel Cadastro Único para Programas Sociais Controladoria Geral do Município Coordenadoria de Programa de Saúde Coordenadoria de Programação Pactuada Integrada Coordenadoria Municipal de Convênios Coordenadoria Municipal de Trânsito e Transporte Diretoria de Compras e Licitações Diretoria de Escola Diretoria de Iluminação Púbica Diretoria de Manutenção Diretoria de Meio Ambiente Diretoria de Obras Diretoria de Projetos Diretoria de Recursos Humanos Diretoria de Tecnologia e Informação Diretoria de Urbanismo e Infraestrutura educação Fundação Cultural Gabinete Meio Ambiente Notícias Obras e Serviços Públicos Planejamento Urbano e Infraestrutura Procuradoria-Geral

“Guabiruba, eu conheço?” Esse é o nome do projeto que levou os alunos do 2° Anos do Ensino Inovador da Escola de Educação Básica Professor João Boos a marcarem um encontro com a Secretaria de Planejamento Urbano e Infraestrutura de Guabiruba para tirar dúvidas sobre o Plano Diretor, instrumento básico do ordenamento territorial urbano.

 

Eles foram recebidos no salão nobre da prefeitura pela equipe da secretaria. A atividade foi coordenada pelo professor Dirceu Dalbosco com o objetivo de que os estudantes tirassem suas dúvidas e acompanhassem a evolução da cidade. “Esse projeto faz com que a gente se aprofunde um pouco no plano diretor e saiba como Guabiruba está se desenvolvendo. Estudamos a parte teórica em sala e agora desenvolvemos essa atividade mais prática”, destaca o professor.

 

A arquiteta Debora Carolina S. B. Barroero explicou que conforme a Constituição Federal, a política urbana é responsabilidade do município, que deve garantir a função social da cidade e o desenvolvimento dos cidadãos. Lembrou que o Plano Diretor é uma lei municipal que deve ser revista, pelo menos, a cada 10 anos e deve expressar a construção de um pacto social, econômico e territorial para o desenvolvimento urbano do município. “Em Guabiruba o primeiro plano diretor foi construído em 2006, o segundo em 2013 e em 2018 o plano será revisto com a participação da população”.

 

Para os irmãos gêmeos Briam e Brandy Vegas, de 17 anos, a atividade foi produtiva. “Moramos há um ano no bairro Guabiruba Sul e com a palestra conhecemos um pouco mais do plano diretor e da cidade”, diz Briam, natural de Cuba.

 

 A atividade vai culminar em uma carta de recomendação dos alunos à prefeitura com alternativas para delimitar cada bairro. A previsão é que a carta seja entregue em 2018 no período em que se discutirá a revisão do Plano Diretor.

 

 

Fique por dentro

Quem cuida, atualiza e fiscaliza a execução do Plano Diretor da cidade é a Secretaria Municipal de Planejamento e Infraestrutura. Em Guabiruba, fazem parte da pasta o secretário William Inacio Schlindwein, arquitetos Carlos Alberto Kniss e Debora Carolina S. B. Barroero, engenheiro civil

Robson Rodrigo Telles, fiscal de posturas Israel Pinheiro e estagiários Aline Razera, José Carlos Rieg e José Leonardo Marcis. Para mais informações, ligue 3308-3100.

leia também