Estreia dia 30 o espetáculo “Escutaqui”

24 de outubro de 2017

Assessoria Cultural Biblioteca Pública Municipal Prefeito Henrique Dirschnabel Cadastro Único para Programas Sociais Controladoria Geral do Município Coordenadoria de Programa de Saúde Coordenadoria de Programação Pactuada Integrada Coordenadoria Municipal de Convênios Coordenadoria Municipal de Trânsito e Transporte Diretoria de Iluminação Púbica Diretoria de Meio Ambiente Diretoria de Obras Diretoria de Projetos Diretoria de Urbanismo e Infraestrutura Notícias Procuradoria-Geral

Nascida e criada em Guabiruba, Trude é a casada há muitos anos com Rubens, com quem divide uma vida inteira de memórias registradas para sempre num velho álbum de fotografias. Eles são os protagonistas do "Escutaqui", espetáculo teatral que estreia na segunda-feira, 30 de outubro, às 20h, na Escola de Educação Básica Professor João Boos.

 

O casal fictício irá reviver e compartilhar com a plateia momentos que marcaram o relacionamento deles e a própria história do município, como as disputadas finais dos jogos comunitários e a morte de um respeitado prefeito. A entrada é gratuita e a classificação indicativa, livre.

 

A proposta de trazer à cena a tradição e a cultura locais de Guabiruba foi delineada pela atriz Jenifer Schlindwein (Paixão e Morte de Um Homem Livre, de Guabiruba; Ao Som dos Teares e A Ilha Deserta, de Brusque) e o ator Luís Gustavo Brusque (O Segredo da Janela, de Rio do Sul, e PlayBack, de Jaraguá do Sul), ambos acadêmicos do Curso de Teatro da Universidade Regional de Blumenau (FURB). O texto dramatúrgico foi escrito por Vitor Hochsprung, poeta e estudante de Letras da FURB, e a direção do espetáculo está a cargo de Jéssica Marta Dornelles, atriz formada em Teatro pela mesma instituição de ensino.   

 

Contemplado com recursos do V Fundo Municipal de Apoio à Cultura de Guabiruba (2017) - através da Prefeitura Municipal e da Fundação Cultural - "Escutaqui" proporcionará ao público outras duas sessões gratuitas em novembro: dia 23, no Pavilhão São Cristóvão, no Aymoré, às 15h; e dia 26, na Câmara de Vereadores de Guabiruba, às 16h30.

 

PROCESSO CRIATIVO                                               

 

Jenifer e Luís Gustavo se dedicaram a pesquisar, junto a personagens reais de Guabiruba, histórias, contos, lendas e causos locais que pudessem servir de matéria-prima ao projeto teatral "Escutaqui".

 

O processo criativo iniciou em maio, quando os atores conduziram pessoalmente uma série de entrevistas: "As histórias coletadas na pesquisa de campo embasaram a concepção de situações para o ambiente cênico", explica Jenifer, proponente do projeto.

 

Na etapa seguinte, com o entrelaçar de métodos e técnicas específicos do Teatro, o material bruto foi lapidado num trabalho em equipe, que envolveu tanto a elaboração do texto por Hochsprung, como a experimentação de improvisos por Jenifer e Luís Gustavo, orientados pela diretora Jéssica.

 

"Escutaqui" une a arte cênica à pesquisa sobre a cultura e o povo guabirubense. "Colocamos em prática um projeto emergente na universidade e muito almejado particularmente", afirma Jenifer. "Além de nos comprometermos a criar nossa própria arte – sem que sejamos meros executores, buscamos preservar o patrimônio imaterial de Guabiruba e seu povo, a cultura local e sua identidade, propagar este conteúdo às diversas gerações e fomentar a produção teatral na cidade", complementa a atriz, que tem planos de levar "Escutaqui" também à fruição de outros municípios. "Este espetáculo carrega em seu contexto a rica bagagem cultural de Guabiruba. Ficaremos orgulhosos de compartilhá-lo com artistas e públicos de outras cidades".

 

 

SINOPSE

Em uma cidadezinha do interior, o cheiro da chuva e do mato ainda aguçam os sentidos. O rádio está ligado. Aqui, vive um típico casal de idosos. Juntos, colecionam sentimentos e muitas histórias escondidas nas páginas de um álbum de fotografias. "Escutaqui" pretende levar o público ao passado-presente muito vivo no cotidiano. Contemplado com trejeitos, costumes e dizeres locais, a atmosfera cômica permanece com força nas entrelinhas do texto e na poesia das ações. Um espetáculo que convida a plateia a refletir: o que devemos realmente escutar e o que devemos simplesmente ouvir?

 

FICHA TÉCNICA

Direção: Jéssica Marta Dornelles

Dramaturgia: Vitor Hochsprung

Elenco: Jenifer Schlindwein e Luís Gustavo Brusque

Cenografia: Luciano Mafra

Material gráfico e Identidade visual: José Luiz Day

 

 

AGENDA "Escutaqui":

 

- 30/10 – 20h – Escola de Educação Básica Professor João Boos - Centro;

- 23/11 – 15h – Pavilhão São Cristóvão - Aymoré;

- 26/11 – 16h30 – Câmara de Vereadores de Guabiruba - Centro.

leia também