Mais de cem pessoas participam de gincana do Outubro Rosa

17 de outubro de 2017

Administração e Finanças APAE - Escola de Educação Especial Professor Arthur Wippel Assessoria Cultural Coordenadoria de Programação Pactuada Integrada Coordenadoria Municipal de Convênios Diretoria de Iluminação Púbica Diretoria de Manutenção Diretoria de Projetos Fundação Cultural Gabinete Meio Ambiente Notícias Planejamento Urbano e Infraestrutura

A gincana em alusão ao Outubro Rosa realizada na segunda-feira, 16, no salão São Cristóvão, Aymoré, em Guabiruba, reuniu mais de cem pessoas. A atividade envolveu diferentes brincadeiras com a temática do câncer de mama e teve o objetivo de conscientizar os participantes de que a prevenção funciona como uma arma contra a doença. Os grupos foram divididos por Unidades Básicas de Saúde (UBSs), ou seja, o usuário do Sistema Único de Saúde ficou com a equipe do posto onde recebe o atendido.

Aos 78 anos, a aposentada Maria da Conceição Figueira Pires integrou o grupo da Unidade Básica do Imigrantes, equipe vencedora da competição. Com ela estavam as filhas Silvana e Maria de Jesus, além do genro Ivo Guimarães, de 52 anos. Ela conta que seus exames estão em dia e que compreende a importância de cuidar da saúde. “Gostei de tudo e quero estar viva para participar nos próximos anos”, brinca ela, que marcou presença nas edições anteriores do evento.

Da equipe do Centro, Palmira Terezinha de Trindade, 60 anos, vestia a cor rosa dos pés à cabeça. Até sua bolsa e os itens dentro dela eram da cor do Outubro Rosa. “Sobre o câncer de mama, estou com os exames em dia. Já sei sobre a importância da prevenção. Eu venho para participar das brincadeiras, conhecer pessoas, fazer amizades. A gente se diverte e fica com bom astral, por isso participo de todos os eventos que têm na cidade”, fala.

A gincana é uma promoção da Prefeitura de Guabiruba, por meio da Secretaria de Saúde, sendo executada pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF em conjunto com as unidades de saúde. Para a coordenadora de Atenção Básica em Saúde do município, Ana Luiza Erthal Scharf, o evento superou as expectativas. “Tivemos mais participantes do que no ano passado, inclusive vários homens acompanhando as esposas. As equipes se mostraram unidas na realização das provas e um dos pontos positivos é a integração entre os profissionais da saúde e os usuários”, avaliou.

leia também