Notícias
Projeto Escutaqui é lançado
10 de outubro de 2017
Em uma cidadezinha do interior, o cheiro da chuva e do mato ainda aguçam os sentidos. O rádio está ligado. Aqui, vive um típico casal de idosos. Juntos, colecionam sentimentos e muitas histórias escondidas nas páginas de um álbum de fotografias. Esse é o tom do Escutaqui, projeto teatral contemplado com recursos do V Fundo Municipal de Apoio a Cultura de Guabiruba 2017, viabilizados pela parceria entre Prefeitura de Guabiruba (Fundação Cultural) e Conselho Municipal de Cultura.
O espetáculo foi lançado na noite de sexta-feira, 6, na Fundação Cultural pela proponente Jenifer Schlindwein, que integra o elenco com Luis Gustavo Brusque. A dupla, acompanhada de a diretora Jéssica Marta Dornelles, Vitor Hochsprung (dramaturgia), José Luiz Day (material gráfico e identidade visual) e Talita Garcia (assessora de imprensa), apresentou o projeto e as datas de exibição da peça: 30/10, às 20h, na Escola Professor João Boos, Centro; 23/11 às 14h30 no Pavilhão São Cristóvão, Aymoré e 26/11 na Câmara Municipal de Vereadores.
Lançamento
O “Escutaqui” pretende levar o público a viver o passado-presente muito constante no cotidiano. Contemplado com trejeitos, costumes e dizeres locais, a atmosfera cômica permanece com força nas entrelinhas do texto e na poesia das ações. Um espetáculo que convida a plateia a refletir: o que devemos realmente escutar e o que devemos simplesmente ouvir?
O lançamento teve a participação de entrevistados do projeto, artistas de Guabiruba, Brusque e região, além do vice-prefeito Valmir Zirke e superintendente da Fundação Cultural, Jucilene Regina Schmidt. Para o vice-prefeito, que tem sua mãe Edeltrudes Zirke como uma das protagonistas da apresentação, o Escutaqui enaltece a cultura da cidade e a valoriza as vivências dos idosos. “Estamos felizes por testemunhar esse nível de trabalho artístico na nossa cidade”, pontuou.
A atriz Jenifer frisou que a equipe realizou uma captação de memórias vivas e histórias que passam gerações dentro do município. “Personagens memoráveis, contos, lendas, causos interessantes e peculiares (…). A partir destas histórias coletadas na forma de entrevista, pelos próprios atores e membros, surtiu uma concepção para o ambiente cênico, iniciando um processo dramático teatral”, apresentou.
Exibição:
30/10, às 20h, na Escola Professor João Boos, Centro;
23/11 às 14h30 no Pavilhão São Cristóvão, Aymoré
26/11 na Câmara Municipal de Vereadores.