Projeto Escutaqui é lançado

10 de outubro de 2017

Assessoria Cultural Biblioteca Pública Municipal Prefeito Henrique Dirschnabel Cadastro Único para Programas Sociais Controladoria Geral do Município Coordenadoria de Programa de Saúde Coordenadoria de Programação Pactuada Integrada Coordenadoria Municipal de Convênios Coordenadoria Municipal de Trânsito e Transporte Diretoria de Iluminação Púbica Diretoria de Meio Ambiente Diretoria de Projetos Diretoria de Urbanismo e Infraestrutura Notícias

Em uma cidadezinha do interior, o cheiro da chuva e do mato ainda aguçam os sentidos. O rádio está ligado. Aqui, vive um típico casal de idosos. Juntos, colecionam sentimentos e muitas histórias escondidas nas páginas de um álbum de fotografias. Esse é o tom do Escutaqui, projeto teatral contemplado com recursos do V Fundo Municipal de Apoio a Cultura de Guabiruba 2017, viabilizados pela parceria entre Prefeitura de Guabiruba (Fundação Cultural) e Conselho Municipal de Cultura.

O espetáculo foi lançado na noite de sexta-feira, 6, na Fundação Cultural pela proponente Jenifer Schlindwein, que integra o elenco com Luis Gustavo Brusque. A dupla, acompanhada de a diretora Jéssica Marta Dornelles, Vitor Hochsprung (dramaturgia), José Luiz Day (material gráfico e identidade visual) e Talita Garcia (assessora de imprensa), apresentou o projeto e as datas de exibição da peça: 30/10, às 20h, na Escola Professor João Boos, Centro; 23/11 às 14h30 no Pavilhão São Cristóvão, Aymoré e 26/11 na Câmara Municipal de Vereadores.

Lançamento

O “Escutaqui” pretende levar o público a viver o passado-presente muito constante no cotidiano. Contemplado com trejeitos, costumes e dizeres locais, a atmosfera cômica permanece com força nas entrelinhas do texto e na poesia das ações. Um espetáculo que convida a plateia a refletir: o que devemos realmente escutar e o que devemos simplesmente ouvir?

O lançamento teve a participação de entrevistados do projeto, artistas de Guabiruba, Brusque e região, além do vice-prefeito Valmir Zirke e superintendente da Fundação Cultural, Jucilene Regina Schmidt. Para o vice-prefeito, que tem sua mãe Edeltrudes Zirke como uma das protagonistas da apresentação, o Escutaqui enaltece a cultura da cidade e a valoriza as vivências dos idosos. “Estamos felizes por testemunhar esse nível de trabalho artístico na nossa cidade”, pontuou.

A atriz Jenifer frisou que a equipe realizou uma captação de memórias vivas e histórias que passam gerações dentro do município. “Personagens memoráveis, contos, lendas, causos interessantes e peculiares (…). A partir destas histórias coletadas na forma de entrevista, pelos próprios atores e membros, surtiu uma concepção para o ambiente cênico, iniciando um processo dramático teatral”, apresentou.

Exibição:

30/10, às 20h, na Escola Professor João Boos, Centro;

23/11 às 14h30 no Pavilhão São Cristóvão, Aymoré

26/11 na Câmara Municipal de Vereadores.

leia também