Fanfarra de Guabiruba vence campeonato sul-brasileiro

4 de outubro de 2017

Administração e Finanças Agricultura Anexo XII - Demonstrativo das Despesas com Saúde APAE - Escola de Educação Especial Professor Arthur Wippel Assessoria Cultural Biblioteca Pública Municipal Prefeito Henrique Dirschnabel Cadastro Único para Programas Sociais Controladoria Geral do Município Coordenadoria de Programa de Saúde Coordenadoria de Programação Pactuada Integrada Coordenadoria Municipal de Convênios Coordenadoria Municipal de Trânsito e Transporte Diretoria de Iluminação Púbica Diretoria de Manutenção Diretoria de Meio Ambiente Diretoria de Obras Diretoria de Projetos Diretoria de Urbanismo e Infraestrutura Fundação Cultural Gabinete Meio Ambiente Notícias Planejamento Urbano e Infraestrutura Procuradoria-Geral

Já são seis concursos de bandas e fanfarras desde a sua reativação, no início de 2016. E em todos eles, a Fanfarra João Boos (Fanjob), de Guabiruba, nunca deixou escapar o troféu de 1º lugar. Sempre disputando com concorrentes de peso em sua categoria, a corporação musical é bicampeã do tradicional Concurso de Bandas e Fanfarras de Gaspar, campeã da Copa Contestado 2016, em Três Barras (SC), campeã catarinense em 2016, do Concurso Interestadual de Fanfarras e Bandas (Cinfaban) 2017, em União da Vitória (PR) e, agora, campeã do 10º Concurso de Fanfarras e Bandas etapa Sul-Brasileira (Confabansul), disputado em Pouso Redondo (SC), durante o final de semana. 

Concorrendo na categoria Banda de Percussão Marcial Sênior, a Fanjob fez uma disputa apertada com a Corporação Musical Amigos do Vale, de Indaial. No final, foram 269,2 pontos, contra 263,7 da segunda colocada. "Estamos satisfeitos com o resultado conquistado, mas o sentimento é de sempre melhorarmos nossa técnica, nossa capacidade, para sempre tocarmos repertórios desafiadores e complexos, em busca de maiores feitos", ressalta o maestro e coordenador da banda, Wilson Schmidt Junior. 

Além do bom resultado obtido na categoria musical, o balizador da corporação, Jocemar Ortiz, também trouxe medalha para casa. Foi dele a terceira melhor pontuação - 192 pontos. Destaque para os elementos cênicos adicionados aos movimentos acrobáticos de sua apresentação nas músicas de confronto. 

Para o músico Diego Henrique Sanchez, o período longo e cansativo de ensaios foi recompensado com mais uma vitória para Guabiruba. "É pra isso que a gente trabalha. Sempre pensando no melhor. O primeiro lugar é muito gratificante pra nós, pois, todos sabem de nossas dificuldades, todos sabem o que a gente faz para conseguir isso. Não é só música, é sentimento. Ser campeão sul-brasileiro não tem explicação", ressalta. 

É a mesma visão da instrumentista de percussão Evelin Pereira, de Gaspar, que também é integrante da Fanjob. "O orgulho é imenso. Participar de um dos maiores campeonatos do Sul do Brasil traz um sentimento muito forte. Participar do Confabansul me ajudou a ter uma visão muito mais ampla da música", finaliza. 

A partir de agora, os esforços se concentram na participação da corporação no Campeonato Estadual de Bandas e Fanfarras, que será disputado em novembro, em Presidente Getúlio. Desde já, tem início a corrida por patrocínios que possam custear o transporte da corporação. Paralelo a isso, a Fanjob já está articulando apoios para uma possível participação no Campeonato Nacional de Bandas e Fanfarras. O torneio, que seria a consagração de um trabalho realizado ao longo de 2016, ocorrerá em Aracaju (SE).

leia também