Notícias
Rede de Segurança Escolar em Guabiruba
3 de outubro de 2017
Visando a maior segurança, foi implantada a Rede de Segurança Escolar nos educandários municipais de Guabiruba na manhã desta terça-feira, 3 de outubro. O programa é realizado pela Polícia Militar em parceria com a Prefeitura de Guabiruba, por meio da Secretaria de Educação.
Todas as escolas municipais receberão a placa indicativa de participação no programa, que será afixada em local de boa visibilidade. A secretária de Educação, Edna Maria da Silva Jasper, evidencia o lado preventivo do programa. “Trará excelentes resultados, principalmente em ações preventivas à violência no ambiente escolar, bem como em coibir a presença de drogas e similares no entorno de nossos educandários”, afirma.
A Rede de Segurança Escolar é composta por guarnições específicas, denominadas “Patrulha Escolar”, em que policiais militares são consultores de segurança junto à comunidade escolar. Patrulha e representantes das unidades de ensino formam um grupo, utilizando redes sociais para fortalecer os vínculos e estreitar o canal de comunicação. “Esta parceria traz inúmeros benefícios para as escolas e para toda a comunidade escolar, que estarão mais seguras para desenvolver a sua rotina educacional”, destaca o policial Marcos Alessandro Carvalho Urach.
O canal de comunicação não substitui o 190, que deve ser utilizado para ocorrências. Mais informações referentes ao programa poderão ser obtidas na Secretaria Municipal de Educação no telefone (47) 3308-3102.
A Rede de Segurança Escolar tem por finalidade:
– Proteger e orientar os alunos quanto a medidas comportamentais preventivas, bem como fortalecer e ampliar vínculos com a comunidade escolar;
– Assessorar a comunidade escolar na construção de soluções pacíficas dos conflitos e problemas de segurança;
– Proporcionar uma consultoria de segurança para as unidades de ensino, pautada em preceitos de prevenção ambiental e situacional;
– Estabelecer em parceria com a comunidade escolar, grupos de discussão para atuação na prevenção situacional do crime de acordo com a filosofia de polícia de proximidade. (Fonte: Polícia Militar)