Guabiruba emitiu 1.274 carteiras de identidade em 2017

26 de setembro de 2017

Administração e Finanças Agricultura Anexo XII - Demonstrativo das Despesas com Saúde APAE - Escola de Educação Especial Professor Arthur Wippel Assessoria Cultural Biblioteca Pública Municipal Prefeito Henrique Dirschnabel Cadastro Único para Programas Sociais Controladoria Geral do Município Coordenadoria de Programa de Saúde Coordenadoria de Programação Pactuada Integrada Coordenadoria Municipal de Convênios Coordenadoria Municipal de Trânsito e Transporte Diretoria de Escola Diretoria de Iluminação Púbica Diretoria de Meio Ambiente Diretoria de Obras Diretoria de Projetos Diretoria de Urbanismo e Infraestrutura educação Fundação Cultural Gabinete Meio Ambiente Notícias Obras e Serviços Públicos Planejamento Urbano e Infraestrutura Procuradoria-Geral

É na Casa da Cidadania que os guabirubenses confeccionam carteiras de identidade, também chamadas de Registro Geral (RG), Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), solicitam certidões de outros estados e dão entrada no seguro-desemprego. Até a última semana de setembro, foram emitidas 1.274 identidades e 312 CTPS. Já os atendimentos para o seguro-desemprego são de três a quatro por dia. 

O auxiliar administrativo da Prefeitura de Guabiruba, Geová Mendes da Silva, é o responsável por atender essa demanda. Ele explica que a procura para confeccionar identidades aumentou entre o público infantil, uma vez que as seguradoras de saúde passaram a exigir o documento dos conveniados. “A gente já fez para uma criança de 21 dias de idade”, comenta. 

Silva lembra ainda que não são mais emitidos os cartões azuis do Cadastro de Pessoa Física (CPF), sendo o número inserido na certidão e na identidade, que deve permanecer atualizada em relação a estado civil e fotografia. “O ideal é refazer o documento quando a foto não mais caracteriza a pessoa. A orientação é fazer a cada dez anos ou quando há mudança no estado civil ou, ainda, se houver uma grande alteração física. Como é um documento de identificação, é necessário olhar para a foto e não ficar na dúvida de quem é o portador”, detalha. 

Segundo Silva, desde 2010 são aceitos como documentos de identificação a CTPS e a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), mas o solicitante pode exigir a identidade se ficar na dúvida. 

Quem precisar de algum desses serviços deve se dirigir à Casa da Cidadania, localizada na rua José Fischer, Centro (em frente a delegacia). O atendimento é por ordem de chegada.

 

SERVIÇO 

Documentos para emissão da 1ª via da Carteira de Identidade:

Certidão de Nascimento (original e cópia); CPF; 01 fotos 3x4 (menos de 3 meses). 

Documentos para 2ª via da Carteira de Identidade:

Certidão de Nascimento ou Casamento (original e cópia); CPF; 01 fotos 3x4 (menos de 3 meses); Pagar taxa de R$ 34,97. 

Documentos para emissão 1ª via Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS)

CPF; Identidade; Certidão de Nascimento ou de Casamento; Comprovante de residência 

Documentos para 2ª via da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS)

Identidade; Comprovante de Residência, Certidão de Nascimento ou de Casamento, Boletim de Ocorrência (BO); Dados da Carteira de Trabalho antigo (número, série). 

Documentos necessários para o Seguro-Desemprego

Carteira de Identidade, CPF, Carteira de Trabalho, Requerimento do Seguro-Desemprego, Comunicado de Dispensa, Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho, Extrato dos Depósitos de FGTS ou Comprovante de Saque do FGTS, Atualização na CTPS – salário e função, Comprovante de Residência, Comprovante de Escolaridade,

 

Documentos necessários para o Seguro-Desemprego - Doméstico

Carteira de Identidade e CPF; Carteira de Trabalho Previdência Social CTPS; Comprovante de inscrição de contribuinte individual-NIT ou cartão do PIS; Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho; Extrato analítico de contribuição previdenciária INSS (mês a mês no mínimo 15 meses); Extrato Analítico de recolhimento da contribuição do FGTS - (mês a mês no mínimo 15 meses).

leia também