Notícias
Conduta egoísta no trânsito deve ser combatida
21 de setembro de 2017
“As ações mais comuns no nosso país são aquelas de conduta individualista e até mesmo egoísta e no trânsito esse comportamento traz resultados negativos, podendo chegar a morte”, afirmou o sargento do Corpo de Bombeiros de Guabiruba, Luciano Schlindwein durante as palestras realizadas na quinta-feira, 21, na Câmara Municipal de Vereadores. A atividade integra as ações da Semana Nacional de Trânsito do município, promovidas pela Prefeitura, por meio da Coordenadoria Municipal de Trânsito e Transporte – GBTRAN, e Corpo de Bombeiros.
O sargento citou exemplos e mostrou vídeos aos participantes de como o comportamento gentil no trânsito faz a diferença. Também relatou ocorrências atendidas por ele nos últimos 20 anos, período que está na corporação. “O conjunto de medidas que compõem a direção defensiva, como uso de cinto de segurança, são essenciais para um trânsito seguro. É preciso que cada um faça a sua parte”, pontuou.
Os participantes da palestra eram, na maioria, estudantes do Ensino Médio e professores. Participaram também o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Cristiano Kormann, a vereadora Rosita Kohler e a secretária de Esportes, Lazer e Assuntos para a Juventude, Marcia H. Watanabe, além da coordenadora da GBTRAN, Mariana Reis, a qual destacou a importância da Semana Nacional de Trânsito comemorada de 18 a 25 de setembro com o tema “Minha escolha faz a diferença no trânsito”.
“É importante enfatizar a importância que cada um de nós tem no trânsito enquanto condutores, pedestres e ciclistas. Saber que temos direitos e deveres e que a escolha de cada um faz a diferença. Por isso, é importante respeitar as leis para preservar a vida e evitar acidentes”, destacou.
Para o professor de Língua Portuguesa, Julyanno Brogni, 24 anos, as palestras auxiliam na conscientização dos estudantes e futuros condutores. “Eles precisam saber das responsabilidades antes de começarem a dirigir”, disse, ao final da palestra.
As ações na Semana Nacional de Trânsito envolvem ainda uma blitz educativa na segunda-feira, 25.