Notícias
Um importante passo no desenvolvimento do plano de turismo
19 de setembro de 2017
Apresentar o diagnóstico preliminar do turismo no município de Guabiruba foi o principal objetivo do 1º Seminário do Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável (PDITS). O evento ocorreu durante a manhã de terça-feira, 19 de setembro, no Salão Nobre da Prefeitura de Guabiruba, parceira do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Santa Catarina (SEBRAE/SC) na realização do estudo.
Os levantamentos do PDITS possuem como meta o desenvolvimento de condutas que fomentem, de forma sustentável e integrada, o turismo no município guabirubense. Além de lideranças políticas e de representantes de entidades do setor, estiveram presentes na apresentação de dados empresários de vários segmentos como têxtil, gastronômico, de serviços, de artesanato e, também, de ecoturismo.
Este último, de acordo com Carlos Capellini, consultor do SEBRAE, é uma das grandes potencialidades a serem exploradas para o desenvolvimento do setor turístico local. Capellini comandou as atividades do seminário e ressalta que as diversas trilhas existentes no Parque Nacional da Serra do Itajaí fazem da região um local de muitas possibilidades. Ele também destaca o turismo cultural e gastronômico, onde as tradições existentes no município podem atrair visitantes de vários locais. “A gente percebe isso nas próprias edificações, nas inúmeras festividades que já atraem pessoas da região toda e que há o potencial de serem trabalhadas para atrair visitantes de locais mais longínquos. Se a gente considerar isso em conjunto, não há dúvidas que o município de Guabiruba deva atrair um número maior de pessoas no médio prazo”, ressalta.
Após a consolidação do diagnóstico preliminar e a sua entrega para a Prefeitura de Guabiruba, terá início a formulação do Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável. O PDITS estará vinculado a um novo seminário, que deve ocorrer entre o fim de outubro e o início de novembro. Na ocasião, serão definidas as estratégias operacionais e táticas do documento.
“Será feito um trabalho de campo novamente, onde cada empresa irá verificar os problemas de seu estabelecimento, para um futuro acerto. Esperamos que haja uma modernização dentro de cada estabelecimento para recepcionar o turista”, ressalta o diretor de Turismo e Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Guabiruba, Sidnei Dematé. Ele cita como exemplo o fato de alguns locais ainda não disporem de máquinas para pagamento via cartão de débito/crédito.
Para o prefeito de Guabiruba, Matias Kohler, todas as ações do Cidade Empreendedora são promissoras. Porém, de acordo com ele, o principal ator é o cidadão guabirubense, que necessita se engajar para fazer as ações práticas serem convertidas em resultados. “A população precisa se envolver, mostrando que Guabiruba tem muito potencial turístico”, completa Matias.
Pensamento que vai ao encontro com o que disse o coordenador regional do SEBRAE/SC, Alcides Sgrott Filho. “O povo de Guabiruba é muito empreendedor. Se todos trabalharem juntos, com certeza os resultados serão os melhores possíveis”.
Além de apresentar um panorama do turismo em Guabiruba, o 1º Seminário do PDITS também teve como objetivo apresentar uma análise swot do setor na cidade. Ou seja, as fraquezas e forças, além das oportunidades e dificuldades existentes. Ivo Leonardo Schmitz, representando a Associação de Ecoturismo Preservação e Aventura do Vale do Itajaí (ASSEPAVI), ouviu atentamente a apresentação dos dados e frisa a importância de entidades que atuam no turismo ambiental. “9% da área do Parque Nacional está dentro de Guabiruba e é pouco utilizada pela população. Esse trabalho fortalece todo o trabalho que a ASSEPAVI já vem realizando. Queremos que os turistas venham conhecer os atrativos naturais, seja uma cachoeira, um pico de morro ou, então, uma travessia”, finaliza.