Enfeites de natal começam a ser confeccionados

14 de setembro de 2017

Administração e Finanças Agricultura Anexo XII - Demonstrativo das Despesas com Saúde APAE - Escola de Educação Especial Professor Arthur Wippel Assessoria Cultural Biblioteca Pública Municipal Prefeito Henrique Dirschnabel Cadastro Único para Programas Sociais Controladoria Geral do Município Coordenadoria de Programa de Saúde Coordenadoria de Programação Pactuada Integrada Coordenadoria Municipal de Convênios Coordenadoria Municipal de Trânsito e Transporte Diretoria de Compras e Licitações Diretoria de Escola Diretoria de Iluminação Púbica Diretoria de Manutenção Diretoria de Meio Ambiente Diretoria de Obras Diretoria de Projetos Diretoria de Tecnologia e Informação Diretoria de Urbanismo e Infraestrutura educação Fundação Cultural Gabinete Meio Ambiente Notícias Obras e Serviços Públicos Planejamento Urbano e Infraestrutura Procuradoria-Geral

As garrafas plásticas chegam de vários pontos ao galpão da Secretaria de Obras de Guabiruba. Ali, elas são lavadas e separadas de seus rótulos e tampas. Passam pela serra e seguem diferentes caminhos. Umas se transformam em flores no fatiador, outras em fios no filetador e o que até então era descartável começa a ganhar forma nas máquinas e pelas mãos de voluntários que confeccionam os enfeites do Natal Mágico 2017 de Guabiruba. A artesã Jussara Leal ensina os interessados, que auxiliam na produção das bengalas, papai-noel, pacotes de presentes, guirlandas, lâmpadas e outros adornos. 

Desde o início de agosto foram recolhidas cerca de 10 mil garrafas, mas a expectativa é chegar a 50 mil para que o maior número de locais seja decorado. A ação, desenvolvida pela Prefeitura de Guabiruba, tem como objetivo envolver a comunidade, reciclar os pets, além de deixar a cidade decorada e atrativa, estimulando a participação de turistas e guabirubenses na programação natalina. A iniciativa também gera economia, visto que nos próximos anos a mesma decoração pode ser utilizada. 

A superintendente da Fundação Cultural, Jucilene Regina Schmidt, destaca a importância da doação das garrafas de 600 ml a 2,5l e do voluntariado na confecção dos materiais. “A ideia é integrar a comunidade nesse processo de decoração natalina. Que todos se sintam parte e que sejam voluntários na produção das peças. Os que participarem na produção terão um curso gratuito para fazer pequenas peças, que, inclusive, pode se tornar uma fonte de renda para a família”, observa. 

As garrafas devem ser entregues lavadas e sem rótulos até 30 de outubro em um dos pontos de coleta: escolas municipais, Prefeitura, Fundação Cultural ou Secretaria Municipal de Obras. 

A Secretaria de Obras fica na rua Paulo Kormann e mais informações sobre a colaboração pode ser conferida na Fundação Cultural pelo telefone 3308-3114.

leia também