Homenagens no 7 de Setembro

7 de setembro de 2017

Agricultura Anexo XII - Demonstrativo das Despesas com Saúde APAE - Escola de Educação Especial Professor Arthur Wippel Assessoria Cultural Coordenadoria de Programação Pactuada Integrada Coordenadoria Municipal de Convênios Diretoria de Iluminação Púbica Diretoria de Manutenção Diretoria de Projetos educação Fundação Cultural Gabinete Meio Ambiente Notícias

As escolas de Guabiruba comemoraram os 195 anos de independência do Brasil, ocorrida em 7 de setembro de 1822, com diferentes homenagens durante toda a quarta-feira, 6. Reunidos por bairros, os estudantes participaram das atividades com autoridades municipais e comunidade escolar. 

Uma das cenas mais marcantes da história da independência – Dom Pedro gritando Independência ou Morte, nas proximidades do rio Ipiranga, em São Paulo, após receber uma carta em que a corte portuguesa exigia obediência e o seu retorno imediato a Portugal – foi encenado pelos estudantes. Além do teatro, as homenagens foram compostas por apresentação musical, textual e pelos tradicionais desfiles. 

O professor de História e integrante da Secretaria Municipal de Educação de Guabiruba, Kelwyn Pfleger, explica que comemorar a data é enaltecer o civismo e a pátria. “As homenagens são uma forma de resgatar os valores dos símbolos pátrios, de formar cidadãos atentos aos princípios da pátria e, mesmo sendo apenas um dia, comemorar o fato de termos construído ao longo dos 195 anos essa nação”, pontua. 

O historiador destaca que antes de 7 de setembro de 1822, o Brasil era estritamente ligado a Portugal no que diz respeito à gestão administrativa e que a independência não foi um processo simples, tranquilo. Trouxe muitos problemas e até prejuízos, como indenizar Portugal pela liberdade.“Para os portugueses não foi nada bom esse processo, mas para os brasileiros foi ótimo, pois construímos a identidade brasileira. A gente passa a se reconhecer como brasileiro. Passamos a ter nossa própria administração, nosso próprio comércio, sem sofrer interferências de Portugal sobre as nossas ações”, contextualiza. 

A comemoração do momento histórico em Guabiruba ocorreu nos bairros Guabiruba Sul (Escolas: Básica Municipal Professora Anna Othília Schlindwein; Reunida Municipal Vadislau Schmitt e Municipal Professora Rosa Rudolf Nicoletti), Centro (Escolas Básica Municipal Professor Arthur Wippel; Básica Professor João Boos e Municipal Paulo Schmidt), Lageado Baixo (Escola Municipal de Educação Básica Osvaldo Ludovico Fuckner e Reunida Cesário Regis), Aymoré (Escola Básica Municipal Padre Germano Brandt e Municipal Edeltrudes Wippel Heil) e São Pedro (Escolas Básica Municipal Professor Carlos Maffezzolli e Reunida Municipal João Jensen).

leia também