Material da rua São Pedro é reutilizado na Antônio Carminatti

8 de agosto de 2017

Administração e Finanças Agricultura Anexo XII - Demonstrativo das Despesas com Saúde APAE - Escola de Educação Especial Professor Arthur Wippel Assessoria Cultural Biblioteca Pública Municipal Prefeito Henrique Dirschnabel Cadastro Único para Programas Sociais Controladoria Geral do Município Coordenadoria de Programa de Saúde Coordenadoria de Programação Pactuada Integrada Coordenadoria Municipal de Convênios Coordenadoria Municipal de Trânsito e Transporte Diretoria de Escola Diretoria de Iluminação Púbica Diretoria de Manutenção Diretoria de Meio Ambiente Diretoria de Obras Diretoria de Projetos Diretoria de Tecnologia e Informação Diretoria de Urbanismo e Infraestrutura Fundação Cultural Gabinete Meio Ambiente Notícias Obras e Serviços Públicos Planejamento Urbano e Infraestrutura Procuradoria-Geral

A pavimentação asfáltica da rua São Pedro, um dos principais acessos a Guabiruba, beneficiou toda a cidade, em especial os moradores da rua Antônio Carminatti, que estão acompanhando os 1.350 metros da via de terra ser pavimentados com os paralelepípedos e lajotas retirados da rua São Pedro. Chegando em Guabiruba, a Antônio Carminatti é a primeira via à direita. Possui oito metros de largura e está entre as ruas mais antigas do município com quase 40 proprietários de imóveis. 

A rua leva o nome do avô de Angelim Carminatti, 95 anos, que vive no lugar rodeado por familiares. Ele não conheceu o avô, um dos primeiros colonizadores a adquirir lotes no bairro São Pedro, mas sabe que a via foi denominada pública com o nome do avô como forma de homenageá-lo. “Ele abriu e dividiu a colônia”, conta, lembrando as transformações da localidade nas últimas décadas. Aos 12 anos, trabalhava entregando farinha, arroz e produtos da família para os fregueses de Brusque. “Trabalhei com carro de mola, carroça, com cavalo”, fala. “A pavimentação eu não aproveito mais, mas eu gosto quando fica bonito. E está muito bonito”, diz Angelim. 

Esse é o pensamento dos moradores”, concorda Maico Tomasi, 34 anos, sobre a beleza da obra. Ele afirma que sempre houve a necessidade de resolver o problema da poeira e lama enfrentado no local. “No final de 2014 começamos a encabeçar a pavimentação da rua. Falamos com os moradores. Praticamente todos gostariam que a coisa acontecesse e fomos conversar com a prefeitura para utilizar o material da São Pedro”, ressalta. “Hoje estamos muito felizes. As crianças podem trafegar com segurança nas calçadas. Tem muita gente que caminha e precisava dividir espaço com motos, bicicleta e carros e por isso deixava de praticar exercício físico”, pontua. 

Tomasi explica que os moradores se uniram pelo progresso do local e que os benefícios para a rua são muitos, como a valorização dos imoveis e a qualidade de vida. “A união dos moradores foi primordial para que a obra acontecesse”, destaca. 

Pavimentação na reta final 

As melhorias da rua Antônio Carminatti contemplaram a infraestrutura para a coleta das águas pluviais e esgoto (bocas de lobo) e a colocação de pedras e lajotas, além de calçadas com paver e alargamento da via em alguns trechos. Foram quase 2.200 tubos (diâmetros de 40 cm até 100 cm) e 12 peças de galerias de concreto (1,50 x 1,00). O investimento total na obra ultrapassa os R$ 300 mil. 

Conforme o prefeito Matias Kohler, quando o município conseguiu os recursos para asfaltar a rua São Pedro foi assumido o compromisso de reutilizar as lajotas e paralelepípedos na Antônio Carminatti. “Tão logo concluída a pavimentação da rua São Pedro iniciamos a Antônio Carminatti. O desafio encontrado foi a infraestrutura no final da via, principalmente nas regiões mais baixas, onde têm os arrozais e as plantações de cana, mas conseguimos vencer cada etapa com esforços e parceria junto aos moradores”, enfatiza. 

O prefeito evidencia ainda que a pavimentação da via vai resultar em menos manutenção, como patrolamento e passagem do caminhão-pipa e será uma via importante de tráfego para o transporte coletivo, uma das metas do governo. “Estamos felizes por cumprir com mais um compromisso assumido com a comunidade. Gradativamente vamos executando o plano de governo”. 

A previsão é que o calçamento da rua seja concluído em 60 dias.

leia também