Prevenção contra Hepatites

25 de julho de 2017

Administração e Finanças Agricultura APAE - Escola de Educação Especial Professor Arthur Wippel Assessoria Cultural Biblioteca Pública Municipal Prefeito Henrique Dirschnabel Cadastro Único para Programas Sociais Coordenadoria de Programação Pactuada Integrada Coordenadoria Municipal de Convênios Diretoria de Iluminação Púbica Diretoria de Manutenção Diretoria de Meio Ambiente Diretoria de Projetos Diretoria de Urbanismo e Infraestrutura Fundação Cultural Gabinete Meio Ambiente Notícias Planejamento Urbano e Infraestrutura Procuradoria-Geral

Uma em cada 12 pessoas no mundo está infectada por hepatite e não sabe, enquanto o Brasil tem cerca de 6 milhões de portadores de vírus das hepatites B e C, prevalência dez vezes maior que a Aids. Essas hepatites são assintomáticas e silenciosas e podem evoluir para cirrose e câncer de fígado.

Os dados foram apresentados durante o encontro com profissionais de salões de beleza realizado no salão nobre da prefeitura de Guabiruba na segunda-feira, 24, pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica. Vários cabeleireiros, manicures, tatuadores, podólogas participaram do evento que foi gratuito e focou na importância da prevenção dessas doenças em salões de beleza. 

Além de palestra e formação de grupos de trabalhos, os participantes receberam um kit em uma bolsa formado por camiseta, manual de prevenção, curiosidades e cartilha sobre as hepatites virais. “Houve troca de experiências entre os profissionais e o encontro foi muito positivo. A maioria solicitou para ter mais ações como esta e todo mundo saiu querendo mais”, avaliou a enfermeira da Vigilância Epidemiológica de Guabiruba, Ana Lucia Tolentino. 

Fique por dentro

- Se desejar fazer o teste, procure a Vigilância Epidemiológica (Rua 10 de Junho, 195, Centro) ou a Unidade Básica de Saúde do seu bairro;

- Não procure o banco de sangue se você quer apenas os exames

- Os exames são gratuitos, anônimos e confidenciais

leia também