Prefeitura apresenta Guabiruba Legal

20 de julho de 2017

Administração e Finanças Agricultura Anexo XII - Demonstrativo das Despesas com Saúde APAE - Escola de Educação Especial Professor Arthur Wippel Assessoria Cultural Biblioteca Pública Municipal Prefeito Henrique Dirschnabel Cadastro Único para Programas Sociais Controladoria Geral do Município Coordenadoria de Programa de Saúde Coordenadoria de Programação Pactuada Integrada Coordenadoria Municipal de Convênios Coordenadoria Municipal de Trânsito e Transporte Diretoria de Compras e Licitações Diretoria de Escola Diretoria de Iluminação Púbica Diretoria de Manutenção Diretoria de Meio Ambiente Diretoria de Obras Diretoria de Projetos Diretoria de Tecnologia e Informação Diretoria de Urbanismo e Infraestrutura educação Fundação Cultural Gabinete Meio Ambiente Notícias Obras e Serviços Públicos Planejamento Urbano e Infraestrutura Procuradoria-Geral

Em uma entrevista coletiva realizada na quinta-feira, 20, no salão nobre da Prefeitura de Guabiruba, o município apresentou a campanha e as ações que foram e serão realizadas no Guabiruba Legal, programa cujo objetivo é reforçar os riscos provocados pelas construções irregulares e pela comercialização de terrenos em locais impróprios.

Uma cartilha orientativa foi lançada e será distribuída à população por meio dos estudantes da rede municipal de ensino. Também ficará à disposição da comunidade nos pontos públicos. Em 2013, a situação das construções irregulares em Guabiruba chamou a atenção do poder público, que iniciou a orientação por meio da campanha “Antes de construir ou comprar um terreno, consulte a prefeitura”. No ano seguinte, instalou placas orientativas em vários pontos da cidade com a mesma frase. As orientações, no entanto, amenizaram, mas não inibiram a prática ilegal. 

Em abril de 2017, a Prefeitura de Guabiruba iniciou, então, uma campanha publicitária mais impactante para chamar a atenção dos perigos das construções irregulares, realizou palestras e a partir de quinta-feira retornou com a publicidade que será veiculada nos meios de comunicação até setembro. Paralelamente a essas ações, a partir do dia 1o de agosto a fiscalização começa a ser mais rigorosa. O objetivo principal da campanha é fazer com que Guabiruba cresça de maneira ordenada e segura. 

Na ocasião, foi apresentado o perfil no instagram da prefeitura e a TV Interna que será instalada nas unidades básicas de saúde e pontos públicos com um sistema de monitoramento e inserção de notícias online. 

O prefeito Matias Kohler apresentou as ações e frisou que a fiscalização ficará mais intensa a partir de agosto. “Guabiruba trabalha desde 2013 nessa área, mas a partir de agora seremos mais incisivos nas questões de controle de ocupação de terreno de construções irregulares, ainda mais com o crescimento que o município vem registrando. Se não tomarmos essas medidas, vamos ver em Guabiruba aquilo que ocorre em muitas cidades, como a favelização, degradação e todas as consequências de quando não se atua de forma mais enérgica”. 

Além da imprensa, participaram da coletiva o vice-prefeito Valmir Zirke, gerente de desenvolvimento regional da Fatma, Percy Borba, presidente da CDL de Guabiruba, Patricia Rothermel, coordenadora do Núcleo de Empresários, Luana Schumacher Vaz e o comandante da Polícia Militar, Weverton Martins Brandão.

leia também