Guabiruba tem quatro profissionais do Programa Mais Médicos

7 de julho de 2017

Administração e Finanças Agricultura APAE - Escola de Educação Especial Professor Arthur Wippel Assessoria Cultural Biblioteca Pública Municipal Prefeito Henrique Dirschnabel Cadastro Único para Programas Sociais Controladoria Geral do Município Coordenadoria de Programa de Saúde Coordenadoria de Programação Pactuada Integrada Coordenadoria Municipal de Convênios Coordenadoria Municipal de Trânsito e Transporte Diretoria de Iluminação Púbica Diretoria de Manutenção Diretoria de Meio Ambiente Diretoria de Obras Diretoria de Projetos Diretoria de Urbanismo e Infraestrutura Fundação Cultural Gabinete Meio Ambiente Notícias Planejamento Urbano e Infraestrutura Procuradoria-Geral

Após a saída da médica cubana Yalin Gonzales Lopez, que trabalhou por três anos em Guabiruba, o município recebeu sua substituta Katia Vazquez Cala, de 30 anos. Ela foi apresentada ao prefeito Matias Kohler e vice Valmir Zirke na quarta-feira, 5, pela secretária de Saúde Patricia Heiderscheid e pela coordenadora da Atenção Básica Ana Luiza Erthal Scharf. A nova profissional trabalhará na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Imigrantes. 

Kátia conheceu a estrutura municipal de saúde nesta semana e disse que gostou da cidade. “É muito charmosa. E muito fria”, brincou. Pela primeira vez no Brasil, Kátia atuou por três anos na Venezuela e contou que está feliz por exercer sua profissão em Guabiruba. 

O prefeito desejou boas-vindas e frisou a importância do programa Mais Médicos para municípios como Guabiruba que têm dificuldades na contratação de profissionais para a atenção básica. “Temos certeza de que gostará da nossa cidade. As médicas que passaram por aqui fizeram amizades, conquistaram os pacientes e despediram-se emocionadas quando o contrato foi concluído”. 

Com a chegada de Katia, de Guantánamo, o município volta a ter quatro profissionais estrangeiros do Programa Mais Médicos: Nerelyz Yisel Veliz Ramos (UBS Aymoré), Damariz Rodrigues Padron (UBS Lageado Baixo) e Yusleidys Aries Gonzáles (UBS Guabiruba Sul). 

O Programa Mais Médicos foi iniciado em 2013 pelo Governo Federal com o principal objetivo de levar mais médicos para regiões onde havia escassez ou ausência desses profissionais. Guabiruba começou ser beneficiada em 2014.

leia também