Inaugurado novo espaço do CRAS

3 de julho de 2017

Administração e Finanças APAE - Escola de Educação Especial Professor Arthur Wippel Assessoria Cultural Biblioteca Pública Municipal Prefeito Henrique Dirschnabel Coordenadoria de Programa de Saúde Coordenadoria de Programação Pactuada Integrada Coordenadoria Municipal de Convênios Coordenadoria Municipal de Trânsito e Transporte Diretoria de Iluminação Púbica Diretoria de Manutenção Diretoria de Meio Ambiente Diretoria de Projetos Diretoria de Urbanismo e Infraestrutura Fundação Cultural Gabinete Meio Ambiente Notícias Planejamento Urbano e Infraestrutura Procuradoria-Geral

É na rua São Vendelino, no bairro Lageado Baixo que os moradores de Guabiruba estão sendo atendidos nas suas demandas realizadas pelo Centro de Referência em Assistência Social (CRAS).  A entrega oficial da obra ocorreu na sexta-feira, 30, com uma cerimônia do Governo do Estado no local e a presença do secretário de Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST), Valmir Comin. A obra foi feita com recursos do Pacto por Santa Catarina. A Prefeitura Municipal fez a doação do terreno. 

Comin destacou a importância do momento por ser a sua primeira obra entregue, após assumir a secretaria. Ele disse ainda que só sendo secretário para entender na essência a importância da assistência social como ela é de verdade. “É possível sim fazer a diferença, quando se tem vontade política, política no sentido geral da palavra. Imagine um filho da gente, um neto vivendo condição de extrema vulnerabilidade. O que podemos fazer? O CRAS é prevenção. É a porta de entrada das famílias para a inclusão dos serviços socioassistenciais”, disse ele. 

O prefeito de Guabiruba, Matias Kohler, pontuou que nem todas as pessoas tem o acesso aos serviços sociais. “Esta obra é muito significativa para atender a demanda que o município tem. O CRAS é uma oportunidade de acesso aos que mais precisam. Temos dificuldades, limitações, temos vontades e muitas vezes falta recurso para a execução, mas estamos empenhados pela busca de soluções cada vez melhores. E o CRAS é uma solução que temos a partir de hoje”, resumiu. 

O equipamento é financiado pelo BNDES, no valor de R$ 407 mil. São 169 metros quadrados, construídos dentro dos padrões exigidos de acessibilidade e o espaço físico compatível com o trabalho social que é realizado pelo equipamento. 

O diretor de Assistência Social, Ismael de Córdova, aproveitou para enfatizar a importância do trabalho executado no CRAS. “A inauguração é simbólica, o fundamental é o trabalho que se estende por todos os dias. O compromisso de cada um. Quero pedir que não deixem de respeitar as normas técnicas, de ter empenho no trabalho feito com as famílias”, pontuou. 

O CRAS conta com sala de atendimento familiar, sala de administração, recepção, cozinha, banheiro, área de serviço, sala multiuso, área externa coberta e mobília. 

Várias autoridades municipais estiveram presentes, como o vice-prefeito Valmir Zirke e o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Cristiano Kormann.

leia também