Atividades ecológicas no mês do Meio Ambiente

7 de junho de 2017

Notícias Planejamento Urbano e Infraestrutura

Guabiruba iniciou na segunda-feira, 5, Dia Mundial do Meio Ambiente, as atividades de conscientização ambiental programadas para ocorrer durante todo o mês de junho. Uma tenda foi montada em frente à Prefeitura Municipal para distribuição de mudas, como ocorre anualmente neste período, e a exposição itinerante “Troncos Nativos” está distribuída na entrada da sede do Poder Executivo. É possível conhecer pedaços de árvores e suas respectivas características. 

Apesar da chuva intensa, a secretária de Meio Ambiente de Guabiruba, Bruna Eli Ebele, afirma que muitas mudas foram retiradas. Quem não conseguiu estar na prefeitura na segunda, poderá participar do Feirão de Mudas Frutíferas e Ornamentais na próxima semana, 13, das 8h às 15h, no Galpão da Aderg (rua Paulo Kormann, Centro de Guabiruba). No feirão haverá um valor simbólico cobrado pelas mudas.

Com a distribuição de mudas, houve continuidade à campanha “Quem Previne, Preserva. Água Limpa só com Esgoto Tratado”, a qual Guabiruba aderiu, juntamente com todos os municípios da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí – AMMVI. “O objetivo é conscientizar a população sobre a necessidade de manutenção e limpeza periódica dos sistemas individuais de tratamento de esgoto domiciliar, conhecido como fossa séptica seguido de filtro anaeróbico”, explica Bruna. 

Ainda na programação ambiental, Guabiruba conta com o Ciclo de Palestras Planejar e Conservar no dia 14, das 14h às 20h30, na Câmara Municipal de Vereadores. As inscrições para o ciclo devem ser feitas no site www.guabiruba.sc.gov.br

Inscrições também deverão ser realizadas para o Circuito Sesc de Caminhadas na Natureza – Etapa Guabiruba para o dia 25, com saída às 7h do Lageado Baixo (em frente ao CRAS) e rumo ao morro Santo Antônio, no Lageado Alto. 

A secretária de Meio Ambiente destaca ainda as atividades intensas na semana do Meio Ambiente. “De 19 a 23 de junho estaremos fazendo trilhas para as minas de ouro abandonadas com estudantes. Vamos repetir a caminhada feita ano passado, com um roteiro novo, visto que a prática estimula os alunos e ajuda na conscientização ambiental”, pontua. 

Parceria com a ASSEPAVI 

A Associação do Meio Ambiente de Guabiruba (ASSEPAVI), nas últimas semanas, desenvolveu palestras sobre o Meio Ambiente em algumas escolas municipais. O tema principal das palestras foi o Parque Nacional da Serra do Itajaí (PNSI). Durante a atividade, foi abordado a necessidade da preservação da fauna e flora presente no interior do parque. “Após as palestras os alunos receberam uma muda de árvore nativa, para auxiliarem na preservação ambiental, sendo que as mudas foram disponibilizadas pela Secretaria”, frisa. 

O objetivo de criação do Parque Nacional foi devido à relevância biológica e as belezas cênicas do lugar, além da importância e representatividade a sua grande extensão, agindo como um corredor ecológico entre os últimos grandes remanescentes de Floresta Ombrófila Densa do Estado. O município de Guabiruba é um dos nove municípios a ter o privilégio com essa riqueza, e possuir 9,11% do Parque em seu território, abrangendo as comunidades do Aymoré, Lageado alto, Lageado baixo, e Planície alta. 

A associação do Meio Ambiente de Guabiruba (ASSEPAVI) atualmente faz parte do Conselho do Parque Nacional da Serra do Itajaí (PNSI), e cada vez mais obtém parcerias, realizando trocas de experiências em beneficio da proteção do PNSI, pesquisas, lazer, e ações educativas. 

leia também