Desfile alegórico atrai público para as ruas da cidade

4 de junho de 2017

Administração e Finanças Agricultura Anexo XII - Demonstrativo das Despesas com Saúde APAE - Escola de Educação Especial Professor Arthur Wippel Assessoria Cultural Cadastro Único para Programas Sociais Coordenadoria de Programa de Saúde Coordenadoria de Programação Pactuada Integrada Coordenadoria Municipal de Convênios Diretoria de Manutenção Diretoria de Meio Ambiente Diretoria de Projetos Diretoria de Urbanismo e Infraestrutura Fundação Cultural Gabinete Meio Ambiente Notícias Obras e Serviços Públicos

A tradição do desfile alegórico de Guabiruba levou inúmeras pessoas para as margens do trecho entre a Prefeitura Municipal e o Pavilhão São Cristóvão, no bairro Aymoré. Em pé, sentados em cadeiras de praias, bancos e até mesmo nas calçadas, famílias inteiras acompanharam a passagem das carroças, tobatas, tratores e demais veículos enfeitados. Natural de Guabiruba, Maria Luiza Fischer mora há 26 anos em Brusque e todo ano está entre o público do desfile. “Os moradores da Pomerânia se reúnem aqui na rótula (entre Pomerânia e Aymoré) e assisto com eles e meus familiares. É muito bonito”, fala.

Quem não perde um desfile é Francisco Habitzreuter, 56 anos, morador do Aymoré. Ele aguarda o cortejo passar em frente à sua casa. “ Acompanho desde antigamente e está cada ano mais bonito”, afirma. A moradora da localidade Planície Alta também participa anualmente. Ela aguarda com a família sempre no local da chegada: em frente ao Pavilhão São Cristóvão. “Vim com minha prima e minha filha de oito meses. As crianças gostam bastante”, comenta.

Muitas pessoas integram o desfile há anos. Elpidio Wippel tem 63 anos e desfila com tobata, mas garante que já desfilou com carroças e que tem as fotos guardadas em casa para quem quiser conhecer o desfile de antigamente. “Hoje em dia tem mais pessoas e é um momento de muita alegria para nós”, enfatiza ele, sentado ao lado dos amigos em volta de uma mesa com café e guloseimas.

O desfile iniciou pontualmente às 9h e os últimos grupamentos chegaram ao destino por volta das 10h30. O trajeto contou com o acompanhamento da Polícia Militar de Guabiruba.

leia também