Notícias
Música: um alívio para as dores da alma
16 de maio de 2017
Quem chega à Unidade Básica de Saúde do Imigrante, em Guabiruba, durante as tardes de terça-feira pode se perguntar se está imaginando ou realmente ouvindo uma cantoria que atravessa uma das salas enchendo de alegria e leveza o vazio existente entre uma conversa e outra pelos corredores e salas do posto.
O estranhamento é amenizado com os cartazes sobre os benefícios da música e o convite para participar do grupo Gute Freunde (Bons Amigos), que transforma uma sala de reuniões em espaço de ensaio. Ninguém ali é profissional da música, mas tem um gosto em comum: soltar a voz. Reúnem-se todas as terças-feiras e cantam para tornar a vida mais cálida. Ensaiam para, mais adiante, visitarem os doentes da cidade levando alívio para as dores da alma.
A enfermeira da unidade, Ana Carolina Schnaider da Silva Luebke, conta que o grupo surgiu da necessidade de trabalhar a saúde mental de uma forma que não fosse à individualizada, do atendimento clínico. “Ninguém precisa saber cantar. O objetivo é se reunir na unidade, conversar, cantar, meditar, enfim, utilizamos diversas dinâmicas para melhorar a saúde mental, o convívio social, o lazer, promover o bem estar e aliviar os sofrimentos”, destaca. “Neste momento o trabalho ocorre na unidade. Mais adiante, o grupo pretende visitar acamados e doentes nas suas residências indo até aqueles que não conseguem vir à unidade”.
Os interessados em participar do Gute Freunde devem se dirigir até a Unidade Básica de Saúde do Imigrante, que fica na rua Arthur Baumgartner, às terças-feiras a partir das 15h30. Os encontros duram aproximadamente uma hora e têm integrantes de qualquer idade. A aposentada Leonir Teixeira Kuhl, 76 anos, conta com o apoio da família para chegar até o posto e garante que o dito popular de quem canta os males espanta é verdadeiro. “Dificuldades todos nós temos, mas tem que deixar para traz. Não dá para ficar só reclamando. Eu venho aqui e acho muito bom. Estou feliz”, fala a aposentada.
Qualquer morador de Guabiruba pode participar da atividade promovida pela Prefeitura de Guabiruba, por meio da Secretaria de Saúde, e coordenada pela Unidade Básica de Saúde do Imigrante com o auxílio do Núcleo de Apoio da Saúde da Família – NASF. Mais informações pelo telefone 3308-3164.