Grupo analisa e propõe melhorias nas políticas de saúde da mulher

8 de maio de 2017

Administração e Finanças APAE - Escola de Educação Especial Professor Arthur Wippel Assessoria Cultural Biblioteca Pública Municipal Prefeito Henrique Dirschnabel Coordenadoria de Programa de Saúde Coordenadoria de Programação Pactuada Integrada Coordenadoria Municipal de Convênios Coordenadoria Municipal de Trânsito e Transporte Diretoria de Iluminação Púbica Diretoria de Manutenção Diretoria de Meio Ambiente Diretoria de Projetos Diretoria de Urbanismo e Infraestrutura Fundação Cultural Gabinete Meio Ambiente Notícias Planejamento Urbano e Infraestrutura Procuradoria-Geral

Saúde das Mulheres: Desafios para a Integralidade com Equidade foi o tema central da 1ª Conferência Regional de Saúde de Botuverá, Brusque e Guabiruba, realizada no auditório do Centro Universitário de Brusque, campus Santa Terezinha, na tarde de segunda-feira, 8 de maio. Mais de 150 pessoas participaram do encontro, entre elas, representantes de entidades dos municípios envolvidos. A Conferência foi organizada pelas secretarias e conselhos municipais de saúde de Botuverá, Brusque e Guabiruba e pela Agência de Desenvolvimento Regional – ADR. 

A coordenadora da Comissão Organizadora do encontro, Maria Roseli Beutiny, frisou a importância da presença dos participantes. “Agradecemos cada um que está aqui para tratar dos eixos que irão implementar a Política Nacional de Ação Integral à Saúde das Mulheres”, pontuou. 

O presidente da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí – AMMVI e prefeito de Botuverá, Jose Luiz Colombi, falou em nome do Poder Executivo dos três municípios e lembrou que os debates sobre a saúde da mulher devem ser pensados também localmente. “Que possamos sair daqui com propostas de melhorias para o município. Com projetos que passem pelas Câmeras de Vereadores e que possam ser logo implementadas”, frisou. Já a secretária de Saúde de Guabiruba, Patricia Heiderscheidt, enalteceu a importância das propostas e ideias a serem debatidas. 

Após a abertura do encontro, a integrante do Conselho Nacional de Saúde, Carmen Lucia Luiz, ministrou uma palestra sobre o tema e, em seguida, os participantes se dividiram em grupos para trabalhar sobre quatro eixos: o papel do estado no desenvolvimento socioeconômico e ambiental e seus reflexos na vida e na saúde das mulheres; o mundo do trabalho e suas consequências na vida e na saúde das mulheres, vulnerabilidade e equidade na vida e na saúde das mulheres e políticas públicas para as mulheres e a participação social. 

A Conferência representou um momento democrático no processo de avaliação e deliberação acerca das diretrizes das políticas da saúde da mulher e teve por objetivo impulsionar os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) para garantir a saúde como direito humano, a sua universalidade, integralidade equidade no SUS com base em políticas que reduzam as desigualdades. 

Marcaram presença no encontro os secretários municipais de Botuverá, Brusque e Guabiruba, os vereadores de Guabiruba Rosita Kohler e Felipe Eilert dos Santos, integrante da ADR Aline Goncalves, presidente estadual da Rede Feminina de Combate ao Câncer, Sonia Rieg, além de outras entidades e usuários do SUS.

leia também