Mais de 4 mil pessoas devem ser vacinadas contra a gripe em Guabiruba

19 de abril de 2017

Administração e Finanças Agricultura APAE - Escola de Educação Especial Professor Arthur Wippel Assessoria Cultural Biblioteca Pública Municipal Prefeito Henrique Dirschnabel Cadastro Único para Programas Sociais Controladoria Geral do Município Coordenadoria de Programa de Saúde Coordenadoria de Programação Pactuada Integrada Coordenadoria Municipal de Convênios Coordenadoria Municipal de Trânsito e Transporte Diretoria de Iluminação Púbica Diretoria de Manutenção Diretoria de Meio Ambiente Diretoria de Obras Diretoria de Projetos Diretoria de Urbanismo e Infraestrutura Fundação Cultural Gabinete Meio Ambiente Notícias Planejamento Urbano e Infraestrutura Procuradoria-Geral

Guabiruba possui 4.322 pessoas pertencentes aos grupos prioritários da Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe, iniciada na segunda-feira, 17, e prevista para ser encerrada no dia 26 de maio. A vacina é aplicada em todas as Unidades Básicas de Saúde das 8h às 12h e das 13h às 16h30 e na Policlínica das 7h30 às 17h30, sem fechar para o almoço. O Dia D, em que a Policlínica fica aberta durante todo o dia será no sábado de 13 de maio. 

Devem procurar a imunização pessoas com 60 anos ou mais, grávidas e mulheres até 45 dias depois do parto, crianças de seis meses até cinco anos, portadores de doenças crônicas, trabalhadores da saúde e professores das redes pública e privada. A maior parte do público alvo a ser imunizado no município são idosos (1.639), seguido de pessoas com comorbidades (924), crianças de 2 a 4 anos (696), bebês de 6 meses a 2 anos (401), professores (289), gestantes (200), trabalhadores de saúde (140) e puérperas (33).  

A novidade de 2017 é a inclusão dos professores no grupo prioritário, que precisam apresentar comprovante de vínculo com uma instituição de ensino. Já a documentação necessária para as pessoas dos grupos de portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais é a prescrição médica com a indicação para a vacina. É importante levar consigo a carteira de vacinação e documento de identificação. 

Diante do que foi registrado no inverno do hemisfério norte e no final da estação do ano passado em Santa Catarina, a previsão é que prevaleça a circulação do H3N2. A vacina é capaz de promover imunidade durante o período de maior circulação dos vírus influenza reduzindo o agravamento da doença. 

Todas as informações sobre o assunto podem ser verificadas no site http://www.gripe.sc.gov.br/#/principal

Dicas de prevenção 

•Cubra a boca e o nariz com um lenço quando tossir ou espirrar

• Coloque o lenço usado no lixo

•Se não tiver lenço, tussa ou espirre no seu antebraço, não em suas mãos, pois elas são veículos de transmissão

• Limpe as mãos depois de tossir ou espirrar, lavando - as imediatamente

• Lave as mãos com água e sabão frequentemente, secando-as com papel toalha descartável

• Evite sair de casa enquanto estiver com sintomas de gripe.

• Mantenha -se distante de locais com aglomerações de pessoas;

• Adote hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e a ingestão de líquidos.

leia também