Prefeitura reforma ponte pênsil que liga Guabiruba a Brusque

30 de março de 2017

APAE - Escola de Educação Especial Professor Arthur Wippel Assessoria Cultural Biblioteca Pública Municipal Prefeito Henrique Dirschnabel Cadastro Único para Programas Sociais Controladoria Geral do Município Coordenadoria de Programa de Saúde Coordenadoria de Programação Pactuada Integrada Coordenadoria Municipal de Convênios Coordenadoria Municipal de Trânsito e Transporte Diretoria de Iluminação Púbica Diretoria de Manutenção Diretoria de Meio Ambiente Diretoria de Obras Diretoria de Projetos Diretoria de Urbanismo e Infraestrutura Gabinete Meio Ambiente Notícias Planejamento Urbano e Infraestrutura Procuradoria-Geral

A Prefeitura de Guabiruba, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, trabalha na reforma da ponte pênsil, que liga a rua André Decker, Lageado Baixo, em Guabiruba, à Cristalina, em Brusque. A ponte inaugurada em abril de 1998 terá nova plataforma e madeira substituída na parte pertencente ao município guabirubense. A previsão é de que o acesso fique interditado por uma semana. 

O morador próximo da ponte, Mauricio Petermann, 54 anos, conta que o local é muito utilizado durante a semana e nos fins de semana. “Fizemos uma estatística e durante uma hora passaram 36 veículos, inclusive com formação de fila nos dois lados, pois passa um veículo por vez. Aqui é ligação de três municípios: Guabiruba, Brusque e Botuverá, porque Botuverá é muito perto daqui. E tem muitos moradores de Guabiruba que trabalham em Botuverá e vice e versa e utilizam a ponte diariamente e em dois horários”, relata Petermann, que mora no bairro Lageado Baixo desde 1973 e antes disso residia do outro lado da ponte: em Brusque. 

Ele destaca a importância da manutenção da obra e relembra que muitas vezes os próprios moradores auxiliam nas reformas. “A parte final da ponte foi construída pelos moradores do Lageado, Cristalina e Dom Joaquim com a assistência da Prefeitura e já fizemos várias reformas neste período”, pontua. 

O secretário de Obras e Serviços Públicos de Guabiruba, Jair Antônio Brambila, explica que a madeira colocada é tratada reforçando a segurança do local. “Vamos depender das condições climáticas para a liberação da ponte, mas provavelmente em uma semana o serviço será concluído”, pontua.

leia também