Notícias
Alunos do 5ª ano apresentam pedido por mais ciclofaixas no bairro São Pedro
27 de março de 2017
Um júri simulado foi a forma de estudo realizada pelos alunos do 5º ano da Escola Básica Municipal Professor Carlos Maffezzzoli, no bairro São Pedro, sobre a ciclofaixa implantada recentemente na via geral. Coordenados pela professora Cirleine de Farias e pela orientadora pedagógica Carmen Regina Ebele, os estudantes tiveram que escrever os pontos positivos e negativos da instalação da ciclofaixa. Em seguida, o grupo foi dividido em defesa, promotores, jurados, testemunhas e juiz para debater o assunto.
As professoras explicam que o tema foi escolhido coletivamente, visto que a ciclofaixa é uma obra nova no bairro, que divide opiniões e comentários. O veredito foi apresentado ao prefeito Matias Kohler e ao vice Valmir Zirke: “chegamos à conclusão de que a ciclofaixa organiza e melhora o trânsito, trazendo mais segurança aos ciclistas e pedestres. Todos devem colaborar e respeitar para evitar acidentes, fazendo o bom uso da ciclofaixa, que fez muito bem para a comunidade São Pedro”.
Conforme a orientadora pedagógica, o trabalho foi planejado e desenvolvido tendo em vista as orientações das Diretrizes Curriculares Municipais nos aspectos pedagógico e social, pois envolveu escola e comunidade, como abordou argumentos e contra argumentos sobre a construção da ciclofaixa. “Atividades deste gênero possibilitam a participação cidadã dos alunos no ambiente que vivem e convivem como também contribuem para que se sintam construtores da sua história e da história da comunidade”, destaca Carmen.
Para a professora Cirleine, o trabalho despertou nas crianças a conscientização e a sensibilização para que elas, junto às famílias, aprendam a fazer bom uso da ciclofaixa e valorizem o que é construído para melhorar o ambiente e a vida no bairro.
Além de apresentarem o resultado do trabalho, os estudantes reivindicaram a Prefeitura de Guabiruba a possibilidade de estender a ciclofaixa até as ruas Lorena e Alsácia passando pela escola Carlos Maffezzolli.
Prefeito e vice elogiaram a atividade educacional e vão analisar o pedido. “Assumimos o compromisso de viabilizar a extensão das calçadas e ciclofaixa conforme foi solicitado pelos alunos, melhorando as condições de segurança aos mesmos”, afirma o prefeito.