Retorna Educação Integral na Escola Osvaldo Ludovico Fuckner

8 de março de 2017

Notícias Planejamento Urbano e Infraestrutura

Desde o ano passado a Escola Municipal de Educação Básica Osvaldo Ludovico Fuckner oferece educação integral aos estudantes inscritos no Programa Mais Educação. No final de fevereiro os alunos das turmas de 4º, 5º e 6º anos participaram da abertura oficial da Educação Integral. As atividades compreendem estratégias para o acompanhamento pedagógico diário da aprendizagem dos estudantes quanto às linguagens, à matemática, às ciências da natureza, às ciências humanas; bem como quanto ao desenvolvimento de atividades culturais, da cultura digital, artísticas, esportivas, de lazer e da abertura das escolas aos finais de semana. 

O Programa Mais Educação, ofertado às escolas públicas de ensino fundamental, consiste no desenvolvimento de atividades de educação integral que expandem o tempo diário de escola para o mínimo de sete horas e que também ampliam as oportunidades educativas dos estudantes. Neste primeiro momento, cerca de 90 estudantes participam do Programa. 

O diretor da escola, Alfred Nagel Neto, conhecido como Freddy, explica que os alunos entram na escola às 7h30 e saem às 17h. “Além do conteúdo repassado por seus professores no horário normal de aulas, eles participam, no contraturno, de oficinas que contemplam diversas áreas do conhecimento humano: apoio pedagógico, comunicação social, horta e pomar escolar, xadrez, desenho e esportes são as atividades oferecidas a estes estudantes. Para tanto, a escola recebeu verba do Ministério da Educação, a qual é utilizada para o ressarcimento dos monitores e para a compra dos materiais necessários para o desenvolvimento das atividades”, pontua. 

Ao meio-dia, os alunos recebem a alimentação do almoço, que é preparado pelas cozinheiras da escola e, em seguida, participam de atividades lúdicas monitoradas pela coordenadora do projeto e por um monitor especialmente designado para esta função.A Secretaria da Educação disponibilizou a coordenadora para gerenciar as atividades, além de monitores.

leia também