Retorna Educação Integral na Escola Osvaldo Ludovico Fuckner

8 de março de 2017

Administração e Finanças Agricultura Anexo XII - Demonstrativo das Despesas com Saúde APAE - Escola de Educação Especial Professor Arthur Wippel Assessoria Cultural Biblioteca Pública Municipal Prefeito Henrique Dirschnabel Cadastro Único para Programas Sociais Controladoria Geral do Município Coordenadoria de Programa de Saúde Coordenadoria de Programação Pactuada Integrada Coordenadoria Municipal de Convênios Coordenadoria Municipal de Trânsito e Transporte Diretoria de Iluminação Púbica Diretoria de Manutenção Diretoria de Meio Ambiente Diretoria de Obras Diretoria de Projetos Diretoria de Urbanismo e Infraestrutura Fundação Cultural Gabinete Meio Ambiente Notícias Planejamento Urbano e Infraestrutura Procuradoria-Geral

Desde o ano passado a Escola Municipal de Educação Básica Osvaldo Ludovico Fuckner oferece educação integral aos estudantes inscritos no Programa Mais Educação. No final de fevereiro os alunos das turmas de 4º, 5º e 6º anos participaram da abertura oficial da Educação Integral. As atividades compreendem estratégias para o acompanhamento pedagógico diário da aprendizagem dos estudantes quanto às linguagens, à matemática, às ciências da natureza, às ciências humanas; bem como quanto ao desenvolvimento de atividades culturais, da cultura digital, artísticas, esportivas, de lazer e da abertura das escolas aos finais de semana. 

O Programa Mais Educação, ofertado às escolas públicas de ensino fundamental, consiste no desenvolvimento de atividades de educação integral que expandem o tempo diário de escola para o mínimo de sete horas e que também ampliam as oportunidades educativas dos estudantes. Neste primeiro momento, cerca de 90 estudantes participam do Programa. 

O diretor da escola, Alfred Nagel Neto, conhecido como Freddy, explica que os alunos entram na escola às 7h30 e saem às 17h. “Além do conteúdo repassado por seus professores no horário normal de aulas, eles participam, no contraturno, de oficinas que contemplam diversas áreas do conhecimento humano: apoio pedagógico, comunicação social, horta e pomar escolar, xadrez, desenho e esportes são as atividades oferecidas a estes estudantes. Para tanto, a escola recebeu verba do Ministério da Educação, a qual é utilizada para o ressarcimento dos monitores e para a compra dos materiais necessários para o desenvolvimento das atividades”, pontua. 

Ao meio-dia, os alunos recebem a alimentação do almoço, que é preparado pelas cozinheiras da escola e, em seguida, participam de atividades lúdicas monitoradas pela coordenadora do projeto e por um monitor especialmente designado para esta função.A Secretaria da Educação disponibilizou a coordenadora para gerenciar as atividades, além de monitores.

leia também