Notícias
Guabiruba continua a oferecer Educação de Jovens e Adultos
8 de março de 2017
A Prefeitura de Guabiruba, por meio da Secretaria de Educação, reafirmou a parceria com o Serviço Social da Indústria – SESI para continuar o trabalho na Educação de Jovens e Adultos (EJA), que vem sendo realizado há quatro anos. “O SESI possui uma metodologia eficaz, capaz de propiciar uma educação de excelência a um público que, por razões diversas não pôde concluir seus estudos no período adequado”, lembrou o Diretor regional do SESI, Roberto Zen.
Atualmente, o município de Guabiruba, conta com dois polos para o ensino da Educação de Jovens e Adultos, em duas escolas da cidade, sendo duas turmas de Ensino Médio (antigo 2º grau) e uma de Ensino Fundamental (6º ao 9º Ano), totalizando 98 alunos. Para tanto, há um aporte por parte da administração municipal para a manutenção de duas destas turmas no valor de R$ 79,2 mil. A outra turma é mantida com recursos do SESI.
No ano de 2014, o município de Guabiruba recebeu do Ministério da Educação o selo de “Município Livre do Analfabetismo”, que tem como objetivo premiar Estados e Municípios que alcançaram um bom desempenho na redução das taxas de analfabetismo. “Tal honraria pode ser comprovada tanto pelos massivos investimentos realizados na área da educação, bem como pelos expressivos indicadores alcançados pelo município ao longo da última década, conforme apontam os dados levantados pelo Movimento ‘A Indústria pela Educação’, fomentado pelo Sistema FIESC”, destacou o professor e assessor da Secretaria Municipal de Educação de Guabiruba, Kelwyn Pfleger.
Os resultados desta parceria podem ser comprovados, segundo Pfleger, através do crescimento dos indicadores educacionais, qualificação na formação dos trabalhadores, aumento da economia e muitos outros fatores que promoveram o desenvolvimento social de todo o município.
“Temos nove cidades que fazem parte da vice-presidência regional da FIESC e cada uma merece toda a nossa atenção no sentido alcançar o objetivo do Movimento, que é chegar em 2024 com todos os trabalhadores da indústria com o ensino médico concluído. O SESI tem conseguido mobilizar toda a sociedade e Guabiruba é um exemplo de empenho e bons resultados”, completou o vice-presidente regional da FIESC no Vale do Itajai Mirim, Ingo Fischer.