Começa a XX edição dos Jogos Comunitários de Guabiruba

6 de março de 2017

APAE - Escola de Educação Especial Professor Arthur Wippel Assessoria Cultural Cadastro Único para Programas Sociais Coordenadoria de Programação Pactuada Integrada Coordenadoria Municipal de Convênios Coordenadoria Municipal de Trânsito e Transporte Diretoria de Iluminação Púbica Diretoria de Meio Ambiente Diretoria de Projetos Diretoria de Urbanismo e Infraestrutura Fundação Cultural Notícias

Deste sábado (4) até 21 de maio a cidade de Guabiruba vai, literalmente, respirar esporte. São sete comunidades e cerca de 2 mil atletas brigando em mais de 40 modalidades por vitórias na principal competição do município. 

O primeiro dia do evento esportivo mais importante da cidade foi marcado por demonstrações de garra e amor pelo esporte. Uma delas foi a declaração da representante dos atletas, Lizete Lehmann, que diz que "enquanto tiver dois braços e pernas, não para de jogar". 

Lizete participou de todas as edições dos jogos, reconhecida campeã, consagrada com 9 vitórias. Foi ela a responsável por fazer o juramento da atleta na abertura da competição, realizada sábado (4) no ginásio municipal de esportes João Scheffer. O ato ocorreu após a apresentação das sete delegações que participam da disputa. 

Outra demonstração de dedicação ao esporte e de solidariedade foi a do coordenador da equipe da Guabiruba Sul, Vilmar Ebel. Ele que, devido a imprevistos teve que "brincar mesmo com o joelho estourado". Ebel comentou também sobre a homenagem que fizeram a José (Ebelar) Schlindwein, "popular Lácio", falecido recentemente. "Era um desportista nato, muito ligado ao esporte", destaca, enaltecendo ainda o espírito do evento. "A gente torce para que, o que vença e prevaleça, seja a disciplina", conclui.

Evento que cresce ano a ano

O prefeito Matias Kohler observa que os jogos vêm crescendo ano a ano. Para ele, uma continuidade de uma história de sucesso que aproxima cada vez mais a comunidade guabirubense. "Os Jogos Comunitários de Guabiruba têm se desenvolvido nesses 20 anos sempre na busca de ampliação e de uma inclusão maior, de todos os segmentos e modalidades possíveis". Para o prefeito, o fator mais importante sob a perspectiva do município é a questão da confraternização entre as comunidades. 

A secretária de Esportes, Lazer e Assuntos para a Juventude de Guabiruba, Marcia H. Watanabe, também destaca toda a interação que envolve o evento. "Quando começam os preparativos a comunidade pega junto e tem interesse em participar sempre", conta. Algo que nem se passava na cabeça de Osnir Schlindwein, lá em 1997. Foi ele o responsável por idealizar a competição. "Quando criamos os jogos, com 11 modalidades e de sexta a domingo, jamais imaginávamos que daria essa repercussão que temos hoje". Atualmente, Schlindwein se orgulha do sucesso do evento. "É uma satisfação para gente que entrou no esporte antes de 70 ver a cidade fazendo essa festa".


Sobre a abertura

A cerimônia de abertura da 20ª edição dos jogos Comunitários de Guabiruba contou com a presença do prefeito Matias Kohler, do vice-prefeito Valmir Zirke e da secretária de esportes Marcia Watanabe. Também estiveram em meio às autoridades representantes do poder Legislativo, os vereadores Felipe Eilert dos Santos, Haliton Kormann e Paulo Ricardo Gums, além da presidente da CDL de Guabiruba, Patrícia Rothermel Ebel.  

Depois das demais formalidades (pronunciamentos, agradecimentos, execução dos hinos nacional e de Guabiruba) já ocorreram as primeiras disputas. E quem levou a primeira medalha para casa foram os atletas do São Pedro. Eles venceram os representantes do Lageado Alto e ficaram com o título no futsal 40 anos. Lageado Baixo acabou em terceiro, com o Aymoré na quarta colocação. 

leia também