Segunda médica cubana do Mais Médicos deixa o município

30 de novembro de 2016

Administração e Finanças Agricultura Anexo XII - Demonstrativo das Despesas com Saúde APAE - Escola de Educação Especial Professor Arthur Wippel Assessoria Cultural Cadastro Único para Programas Sociais Coordenadoria de Programação Pactuada Integrada Coordenadoria Municipal de Convênios Diretoria de Iluminação Púbica Diretoria de Manutenção Diretoria de Meio Ambiente Diretoria de Obras Diretoria de Projetos Diretoria de Urbanismo e Infraestrutura Fundação Cultural Gabinete Meio Ambiente Notícias Planejamento Urbano e Infraestrutura Procuradoria-Geral

Embarcou para Cuba nesta quarta-feira, 30, a segunda médica do Mais Médicos a deixar Guabiruba. Fe Esperanza Castaneda Lopez chegou ao município em dezembro de 2013 por meio do programa do Governo Federal, cujo principal objetivo foi levar profissionais médicos para regiões onde havia escassez, melhorando o atendimento ao cidadão do Sistema Único de Saúde – SUS. 

Durante os três anos, Fe trabalhou na Estratégia da Saúde da Família (ESF) do Aymoré. Os profissionais do local e da Secretaria de Saúde agradeceram a dedicação da médica na terça-feira, 29, durante uma despedida no salão nobre da Prefeitura, momento em que foi destacada a importância do trabalho preventivo na saúde. 

A coordenadora da Estratégia da Saúde da Família de Guabiruba, Ana Luiza Erthal Scharf, explica que a reposição desses médicos ocorre pelo Ministério da Saúde e que a Policlínica está atendendo os moradores do Aymoré até ser reposto o profissional. 

Ela também reforça que ainda há duas médicas cubanas trabalhando na cidade. “Temos a médica Yusleidys Aries Gonzales trabalhando no bairro Guabiruba Sul e a Yailin Gonzales Lopez no Imigrantes. O contrato de ambas vence no início do próximo ano”, pontua.

leia também