Alemães de Hambrucken realizam intercâmbio com foco político

4 de novembro de 2016

Administração e Finanças Agricultura Anexo XII - Demonstrativo das Despesas com Saúde APAE - Escola de Educação Especial Professor Arthur Wippel Assessoria Cultural Biblioteca Pública Municipal Prefeito Henrique Dirschnabel Cadastro Único para Programas Sociais Controladoria Geral do Município Coordenadoria de Programa de Saúde Coordenadoria de Programação Pactuada Integrada Coordenadoria Municipal de Convênios Coordenadoria Municipal de Trânsito e Transporte Diretoria de Iluminação Púbica Diretoria de Manutenção Diretoria de Meio Ambiente Diretoria de Obras Diretoria de Projetos Diretoria de Urbanismo e Infraestrutura educação Fundação Cultural Gabinete Meio Ambiente Notícias Planejamento Urbano e Infraestrutura Procuradoria-Geral

Um grupo de alemães de Hambrucken está em Guabiruba conhecendo o sistema político administrativo brasileiro. Eles chegaram ao município na noite de quinta-feira, 3, e na manhã de sexta visitaram a Prefeitura de Guabiruba acompanhados do presidente da Associação Catarinense de Intercâmbio e Cultura (ACIC), Valdir Riffel, e dos guabirubenses que os estão hospedando.

O grupo formado por Eva Maria Baron, Lisa Notheisen, Anna Bohn, Stefan Baron, Markus Florian Kretzler, Markus Weis (vereador em Hambrücken) e Tobias Wickenhauser foram recebidos pelo prefeito Matias Kohler e pelo vice Valmir Zirke, que por aproximadamente duas horas contaram sobre o funcionamento da gestão pública. Entre os germânicos, há profissionais de órgãos públicos e um vereador. Na próxima terça-feira, 8, o grupo irá participar da sessão da Câmara Municipal de Vereadores.

O presidente da ACIC destaca que muitos intercâmbios estão ocorrendo sem a intervenção da associação. “As coisas estão acontecendo por si só, de forma natural, com o envolvimento da população: são familiares e amigos se visitando, grupos culturais, intercâmbio de alunos. E esse é o objetivo, que essa relação ocorra de forma natural”, destacou Riffel.

O prefeito Matias Kohler frisou o funcionamento do sistema político e a forma de organização  dos poderes. “Foi uma conversa muito produtiva no aspecto de troca de informações sobre o sistema político, além de podermos mostrar um pouco de Guabiruba e fazer com que eles levem uma boa imagem da cidade”.

leia também