Iniciam encontros do Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa

3 de novembro de 2016

Administração e Finanças Agricultura Anexo XII - Demonstrativo das Despesas com Saúde APAE - Escola de Educação Especial Professor Arthur Wippel Assessoria Cultural Biblioteca Pública Municipal Prefeito Henrique Dirschnabel Cadastro Único para Programas Sociais Controladoria Geral do Município Coordenadoria de Programa de Saúde Coordenadoria de Programação Pactuada Integrada Coordenadoria Municipal de Convênios Coordenadoria Municipal de Trânsito e Transporte Diretoria de Iluminação Púbica Diretoria de Manutenção Diretoria de Meio Ambiente Diretoria de Obras Diretoria de Projetos Diretoria de Urbanismo e Infraestrutura Fundação Cultural Gabinete Meio Ambiente Notícias Planejamento Urbano e Infraestrutura Procuradoria-Geral

A primeira reunião de 2016 do Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa – PNAIC de Guabiruba ocorreu na Câmara Municipal de Vereadores no final de outubro com a participação de 20 professoras do 1º ao 3º ano e gestoras da educação. As formações são conduzidas pela coordenadora do Programa, Carmen Regina Ebele e pelas orientadoras de estudo Glaucia Jeske e Solange Loschner.

O PNAIC é um programa do Ministério da Educação que visa assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental e tem como eixo principal a formação continuada de professores. “O PNAIC têm garantido que o professor alfabetizador tenha a oportunidades de acesso à formação continuada, qualificação no ensino e consequentemente a formação intelectual e mais humanizada dos alunos”, frisou a coordenadora Carmem.

O programa vem sendo desenvolvido no município desde 2013, sendo que o foco das formações foram Língua Portuguesa (2014), Alfabetização Matemática (2015) e Interdisciplinaridade (2016).

Para a secretária de Educação, Edna Maria da Silva Jasper, estar alfabetizado significa ser capaz de ler, escrever e produzir textos. “Para isto, é fundamental contar com professores alfabetizadores bem preparados, motivados e comprometidos com o desafio de orientar as crianças nesta etapa de sua trajetória escolar”, pontuou.

As formações acontecerão quinzenalmente na Escola Básica Professor Arthur Wippel.

leia também