Notícias
Conscientização sobre câncer de mama com brincadeiras
20 de outubro de 2016
O salão da Capela São Cristóvão, no Aymoré, recebeu na tarde de quarta-feira, 19, uma das atividades da Campanha Outubro Rosa de Guabiruba: a Gincana Rosa, envolvendo profissionais da saúde e integrantes da comunidade. Os participantes, divididos em grupos conforme sua Unidade Básica de Saúde, competiram nas brincadeiras relacionadas ao Outubro Rosa, campanha que tem como objetivo chamar a atenção para o câncer de mama, maior causa de mortes cancerígenas entre as mulheres, principalmente dos 40 aos 69 anos.
Organizado pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde e Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF, o evento teve a participação do prefeito, Matias Kohler e vice Valmir Zirke, os quais reforçaram a saúde preventiva. “Estamos na campanha Outubro Rosa, mas o cuidado com a saúde deve ser 24 horas por dia, 365 dias por ano. Se cada um de nós cuidar um pouco mais da sua saúde, teremos mais qualidade de vida”, pontuou o prefeito. “Informação e conhecimento em saúde nunca são demais, por isso, parabéns a todos que tiraram um tempo hoje para cuidar de si, da sua saúde”, complementou Zirke.
A aposentada Nair Ferrete, 51 anos, viu seu bairro, o Imigrantes, sair na frente na Gincana com o maior número de participantes e de camisetas cor de rosa. “Eu gosto de participar e de estar por dentro das coisas, do que acontece”, disse ela, no início da atividade, que contou em peso com o público feminino, embora alguns homens integraram o grupo. “Na reunião de Hipertensos avisaram dessa Gincana e eu vim. É importante se manter informado”, avaliou o aposentado Edemar Silva, 77 anos, morador do bairro Aymoré.
Em Guabiruba, são realizadas aproximadamente 30 mamografias mensais pela Secretaria Municipal de Saúde, exame indicado para mulheres a partir dos 50 anos de idade ou antes em caso de câncer de mama na família. Há quatro mulheres lutando contra a doença via Sistema Único de Saúde, através da Secretaria Municipal, e a boa notícia é que 80% dos tumores são descobertos pela própria mulher com o autoexame e se identificados no início, tem cura.