Conscientização sobre câncer de mama com brincadeiras

20 de outubro de 2016

Administração e Finanças Agricultura Anexo XII - Demonstrativo das Despesas com Saúde APAE - Escola de Educação Especial Professor Arthur Wippel Assessoria Cultural Cadastro Único para Programas Sociais Coordenadoria de Programação Pactuada Integrada Coordenadoria Municipal de Convênios Diretoria de Iluminação Púbica Diretoria de Manutenção Diretoria de Meio Ambiente Diretoria de Obras Diretoria de Projetos Diretoria de Urbanismo e Infraestrutura Fundação Cultural Gabinete Meio Ambiente Notícias Planejamento Urbano e Infraestrutura Procuradoria-Geral

O salão da Capela São Cristóvão, no Aymoré, recebeu na tarde de quarta-feira, 19, uma das atividades da Campanha Outubro Rosa de Guabiruba: a Gincana Rosa, envolvendo profissionais da saúde e integrantes da comunidade. Os participantes, divididos em grupos conforme sua Unidade Básica de Saúde, competiram nas brincadeiras relacionadas ao Outubro Rosa, campanha que tem como objetivo chamar a atenção para o câncer de mama, maior causa de mortes cancerígenas entre as mulheres, principalmente dos 40 aos 69 anos.

Organizado pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde e Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF, o evento teve a participação do prefeito, Matias Kohler e vice Valmir Zirke, os quais reforçaram a saúde preventiva. “Estamos na campanha Outubro Rosa, mas o cuidado com a saúde deve ser 24 horas por dia, 365 dias por ano. Se cada um de nós cuidar um pouco mais da sua saúde, teremos mais qualidade de vida”, pontuou o prefeito. “Informação e conhecimento em saúde nunca são demais, por isso, parabéns a todos que tiraram um tempo hoje para cuidar de si, da sua saúde”, complementou Zirke.

A aposentada Nair Ferrete, 51 anos, viu seu bairro, o Imigrantes, sair na frente na Gincana com o maior número de participantes e de camisetas cor de rosa. “Eu gosto de participar e de estar por dentro das coisas, do que acontece”, disse ela, no início da atividade, que contou em peso com o público feminino, embora alguns homens integraram o grupo. “Na reunião de Hipertensos avisaram dessa Gincana e eu vim. É importante se manter informado”, avaliou o aposentado Edemar Silva, 77 anos, morador do bairro Aymoré.

Em Guabiruba, são realizadas aproximadamente 30 mamografias mensais pela Secretaria Municipal de Saúde, exame indicado para mulheres a partir dos 50 anos de idade ou antes em caso de câncer de mama na família. Há quatro mulheres lutando contra a doença via Sistema Único de Saúde, através da Secretaria Municipal, e a boa notícia é que 80% dos tumores são descobertos pela própria mulher com o autoexame e se identificados no início, tem cura.

leia também