Horta pedagógica: aprendendo e comendo produtos saudáveis

21 de junho de 2016

Administração e Finanças Agricultura Anexo XII - Demonstrativo das Despesas com Saúde APAE - Escola de Educação Especial Professor Arthur Wippel Assessoria Cultural Cadastro Único para Programas Sociais Controladoria Geral do Município Coordenadoria de Programa de Saúde Coordenadoria de Programação Pactuada Integrada Coordenadoria Municipal de Convênios Coordenadoria Municipal de Trânsito e Transporte Diretoria de Iluminação Púbica Diretoria de Manutenção Diretoria de Meio Ambiente Diretoria de Obras Diretoria de Projetos Diretoria de Urbanismo e Infraestrutura Fundação Cultural Gabinete Meio Ambiente Notícias Planejamento Urbano e Infraestrutura Procuradoria-Geral

É nos fundos da Escola Básica Municipal Padre Germano Brandt, bairro Aymoré, que fica a horta pedagógica repleta de verduras, legumes e temperos. Além de observarem o desenvolvimento das mudas e aprenderem com a natureza, é da horta pedagógica que sai o reforço na alimentação dos estudantes. Reforço sem agrotóxicos, saudável e de dar água na boca, pelo menos para os alunos da escola, que gostam de verduras e legumes.

“Como observamos um grande consumo de verduras por parte dos nossos alunos, resolvemos construir a horta para reforçar a alimentação escolar de forma saudável. Além disso, os professores foram convidados a utilizarem o local de forma pedagógica”, conta a diretora Fernanda Krempel Popper.

Ela explica que a alimentação desempenha um papel primordial durante o ciclo de vida e na idade escolar a criança apresenta um metabolismo mais intenso quando comparado a de um adulto. “A horta foi criada com o intuito de conscientizar os alunos sobre a importância de uma alimentação saudável e para auxiliar na formação de bons hábitos alimentares. Sabemos que isto é fundamental, já que é importantíssima uma boa alimentação na fase escolar, sendo a fase de desenvolvimento físico e intelectual da criança”, destaca Fernanda.

Direção e merendeiras são os responsáveis pelo cuidado, mas o guardião da horta é Vilimar Keller, que presta serviços para a escola duas vezes por semana. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 47 3354-0779.

leia também