Notícias
Guabiruba realiza III Semana de Saúde Bucal
14 de junho de 2016
Os 4º e 5º anos da rede municipal de ensino de Guabiruba estão envolvidos até sexta-feira, 17, com a III Semana de Saúde Bucal, cujo objetivo é reforçar a importância do cuidado com os dentes, que passa pela correta higienização. Além de receberem kit com escova, creme e fio dental, os alunos ouvem dicas do profissional dentista e interagem com a escova em formato de boneco.
Um dos educandários que recebeu as atividades na manhã de terça-feira, 14, foi a Escola Municipal Paulo Schmitt, da localidade Pomerânia. Depois de ouvirem as instruções do dentista Gastão da Cunha, os estudantes participaram de brincadeiras, receberam o kit e aplicaram flúor.
A aluna do 5º ano, Maiara Otto, de 11 anos, comprometeu-se a escovar os dentes três vezes ao dia. “Minha mãe vive falando que se não escovar, os dentes vão ficar podres e cair. E um implante ou uma dentadura dói mais que escovar. Depois de hoje, vou escovar os dentes três vezes ao dia”, afirma.
A Semana de Saúde Bucal está no terceiro ano e, conforme a coordenadora de Atenção Básica da Secretaria de Saúde, Ana Luiza Erthal Scharf, anualmente é abordada uma faixa etária. “Todo ano diferentes turmas são selecionadas. Em 2015, trabalhamos com os primeiros e segundos anos. Neste, com os quartos e quintos e assim vamos abrangendo todas as faixas etárias com orientação sobre escovação, higiene bucal e necessidade de procurar o dentista nas Unidades Básicas de Saúde”, explica a enfermeira Ana Luiza, destacando que o dentista que vai à escola é o mesmo que atende a comunidade no posto.
Para o dentista Gastão da Cunha, a prevenção e o cuidado com a saúde bucal são abordados de formas variadas com os alunos. “Trabalhamos com a atividade lúdica para estimular o interesse, pois eles estão na escola e gostam do que sai daquela rotina. Então, procuramos trabalhar de forma diferente, com brincadeiras, competições e o boneco da escova”, pontua.
A diretora da Escola Municipal Paulo Schmitt, Valdirene Cesario Abrahão Martim, enaltece a atividade. “É muito bom para a escola receber atividades diferentes que auxiliam na educação do aluno e, neste caso, no cuidado com a sua saúde”.