Guabiruba realiza III Semana de Saúde Bucal

14 de junho de 2016

Administração e Finanças Agricultura Anexo XII - Demonstrativo das Despesas com Saúde APAE - Escola de Educação Especial Professor Arthur Wippel Assessoria Cultural Cadastro Único para Programas Sociais Controladoria Geral do Município Coordenadoria de Programação Pactuada Integrada Coordenadoria Municipal de Convênios Coordenadoria Municipal de Trânsito e Transporte Diretoria de Iluminação Púbica Diretoria de Manutenção Diretoria de Meio Ambiente Diretoria de Obras Diretoria de Projetos Diretoria de Urbanismo e Infraestrutura Fundação Cultural Gabinete Meio Ambiente Notícias Planejamento Urbano e Infraestrutura Procuradoria-Geral

Os 4º e 5º anos da rede municipal de ensino de Guabiruba estão envolvidos até sexta-feira, 17, com a III Semana de Saúde Bucal, cujo objetivo é reforçar a importância do cuidado com os dentes, que passa pela correta higienização. Além de receberem kit com escova, creme e fio dental, os alunos ouvem dicas do profissional dentista e interagem com a escova em formato de boneco.

Um dos educandários que recebeu as atividades na manhã de terça-feira, 14, foi a Escola Municipal Paulo Schmitt, da localidade Pomerânia. Depois de ouvirem as instruções do dentista Gastão da Cunha, os estudantes participaram de brincadeiras, receberam o kit e aplicaram flúor.

A aluna do 5º ano, Maiara Otto, de 11 anos, comprometeu-se a escovar os dentes três vezes ao dia. “Minha mãe vive falando que se não escovar, os dentes vão ficar podres e cair. E um implante ou uma dentadura dói mais que escovar. Depois de hoje, vou escovar os dentes três vezes ao dia”, afirma.

A Semana de Saúde Bucal está no terceiro ano e, conforme a coordenadora de Atenção Básica da Secretaria de Saúde, Ana Luiza Erthal Scharf, anualmente é abordada uma faixa etária. “Todo ano diferentes turmas são selecionadas. Em 2015, trabalhamos com os primeiros e segundos anos. Neste, com os quartos e quintos e assim vamos abrangendo todas as faixas etárias com orientação sobre escovação, higiene bucal e necessidade de procurar o dentista nas Unidades Básicas de Saúde”, explica a enfermeira Ana Luiza, destacando que o dentista que vai à escola é o mesmo que atende a comunidade no posto.

Para o dentista Gastão da Cunha, a prevenção e o cuidado com a saúde bucal são abordados de formas variadas com os alunos. “Trabalhamos com a atividade lúdica para estimular o interesse, pois eles estão na escola e gostam do que sai daquela rotina. Então, procuramos trabalhar de forma diferente, com brincadeiras, competições e o boneco da escova”, pontua.

A diretora da Escola Municipal Paulo Schmitt, Valdirene Cesario Abrahão Martim, enaltece a atividade. “É muito bom para a escola receber atividades diferentes que auxiliam na educação do aluno e, neste caso, no cuidado com a sua saúde”.

leia também