Dado primeiro passo para instalação de unidade do SESC em Guabiruba

8 de junho de 2016

Administração e Finanças Agricultura Anexo XII - Demonstrativo das Despesas com Saúde APAE - Escola de Educação Especial Professor Arthur Wippel Assessoria Cultural Biblioteca Pública Municipal Prefeito Henrique Dirschnabel Cadastro Único para Programas Sociais Controladoria Geral do Município Coordenadoria de Programa de Saúde Coordenadoria de Programação Pactuada Integrada Coordenadoria Municipal de Convênios Coordenadoria Municipal de Trânsito e Transporte Diretoria de Escola Diretoria de Iluminação Púbica Diretoria de Manutenção Diretoria de Meio Ambiente Diretoria de Obras Diretoria de Projetos Diretoria de Urbanismo e Infraestrutura educação Fundação Cultural Gabinete Meio Ambiente Notícias Obras e Serviços Públicos Planejamento Urbano e Infraestrutura Procuradoria-Geral

O prefeito de Guabiruba Matias Kohler, e o vice Valmir Zirke receberam na prefeitura nesta semana o gerente do Serviço Social do Comércio (SESC), Edemar Alessio, o presidente e vice-presidente do Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Brusque, Guabiruba e Botuverá, Marcelo Gevaerd e Julio Ariel Schumacher, respectivamente, para tratar da doação de um terreno por parte da prefeitura à entidade para construção de uma quadra poliesportiva coberta e playground, que fazem parte do SESC Comunidade, visando, futuramente, a instalação de uma unidade do SESC em Guabiruba. O projeto já foi aprovado na Fecomércio e segue para análise no departamento Nacional do SESC, no Rio de Janeiro.

A solicitação foi de que o terreno tivesse no mínimo 4 mil m², solo firme e topografia plana, abastecimento de água e energia elétrica e fácil acesso. A prefeitura se dispôs a doar um terreno no bairro Imigrante, ao lado de onde foi instalada uma Unidade Básica de Saúde recentemente e está em fase de construção uma creche.

Conforme o prefeito, de alguns terrenos públicos mostrados para os diretores da entidade, o do bairro Imigrante foi o escolhido. “O SESC tem se mostrado um grande parceiro do município e tínhamos a necessidade de criar uma estrutura que beneficiasse não só os usuários da entidade, mas a comunidade como um todo. E o SESC manifestou interesse em instalar uma unidade no município. Inicialmente serão construídas salas e a quadra, mas a médio e longo prazo a ideia é criar uma estrutura completa”, frisou.

Conforme o gerente do SESC, inicialmente o projeto a vir para a cidade é o SESC Comunidade, que comporta em sua estrutura, além da quadra poliesportiva, o acesso á cultura promovido com oficinas de teatro, música, dança e apresentações artísticas. “As unidades comportam ainda duas salas para cursos de valorização social, artesanato e grupos interativos. Na área da saúde são ministradas palestras, oficinas de educação em saúde e cidadania. Todas as atividades são oferecidas gratuitamente”, pontuou Alessio, o Palmito.

O projeto SESC Comunidade já foi implantado nas cidades de Joinville, palhoça, São José e Penha e tem se mostrado como eficaz implementador de políticas públicas locais, atuando como aliado do Poder Público na garantia da efetivação de direitos sociais, através de oportunidades proporcionadas, garantindo o pleno exercício da cidadania. Em Guabiruba, será possível atingir aproximadamente 4,5 mil participantes por mês, alcançando um total de 54 mil atendimentos por ano.

O presidente do Sindilojas, Marcelo Gevaerd, explica que são três etapas. A primeira foi feita, a segunda é a doação do terreno, que está sendo providenciada, e a terceira a aprovação nacional. “Temos certeza que tudo dará certo e estamos muito satisfeitos. Pra nós é motivo e de orgulho estar apoiando e aprovando a instalação do SESC Comunidade em Guabiruba”, destacou Gevaerd.

leia também