Trilheiros, gaiteiros, expositores e público interagem no segundo dia de festa

5 de junho de 2016

O segundo dia da 4ª Festa da Integração começou cedo com o 2º Encontro de Amigos Trilheiros de Guabiruba. Participantes do Moto Clube Dragões da Trilha, Gaiola Clube e Jeep Clube Amigos de Brusque saíram cedo do pavilhão São Cristóvão, no Aymoré, e percorreram trilhas pela cidade retornando ao local da festa pouco antes da abertura do 9º Encontro de Gaiteiros, que reuniu sanfoneiros guabirubenses e de toda a região. Os mais ousados puderam pousar no local do evento de parapente no fim da tarde.

O vice-presidente do Dragões da Trilha, João Zirke, explica que os trilheiros das diferentes entidades aproveitam a festa para auxiliar a Associação Hospitalar. “O pré-requisito para participar do encontro foi comprar o cartão da feijoada em prol do hospital. Todo ano ajudamos uma entidade”, comentou.

A tarde foi embalada pelos gaiteiros e à noite, antes dos Irmãos Cegos subirem ao palco, o público conferiu as apresentações do grupo Tropeiros do Litoral, de Itapema, que demonstraram as raízes gaúchas por meio de suas danças.

O prefeito Matias Kohler avaliou a 4ª Festa da Integração positivamente. “Está correspondendo à verdadeira proposta da Festa da Integração; esse encontro da multiplicidade, diversidade cultural e étnica e integração da comunidade. Estamos muito felizes”, destacou. O vice-prefeito, Valmir Zirke, reforçou o envolvimento das diferentes entidades no evento. “Esses três dias representam o resgate da Festa do Colono, do Gaiteiro. Os visitantes podem conferir a diversidade gastronômica, que beneficia entidades, exposição e conhecer o que Guabiruba tem de melhor”.

A 4ª edição da festa encerra neste domingo, 5, com  Desfile Alegórico (9h),  1º Encontro de Voo Livre de Parapente, Feira de Produtos Locais, Feira para Doação de Animais e Arrecadação de Ração para Cães e Gatos, Almoço típico em prol da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Guabiruba – APAE , Apresentação da Banda Das Lebenslied (12h30), Apresentações Culturais (13h30) e Show com Cledson e Cleder (14h30).

O encerramento está programado para ocorrer às 20h30.